Alcaparra: uma flor comestível

Posted on Posted in Agricultura, Plantas alimentícias

Marinated capers background

A alcaparra, apreciada em todo o mundo como um ingrediente de sabor bastante peculiar é o botão floral da espécie Capparis spinosa L. Isso mesmo! São flores no início do seu desenvolvimento. Após a abertura total dos botões, o sabor e cores das flores são diferenciados.

Trata-se de um arbusto lenhoso que pode atingir até um metro de altura, e que é nativo da região mediterrânea, oriente médio e norte da costa ocidental da África. Os seus caules espinhosos podem atingir pouco mais de um metro comprimento, e as folhas são grandes e arredondadas. As flores, de cor branca e com grandes estames, nascem na base das folhas.

Alcaparra é também o nome dado ao seus botões florais imaturos, que são preservados em salmoura ou em uma solução de vinagre e sal, sendo assim usados como condimento em molhos, outras conservas e diversos tipos de pratos culinários. Os frutos semimaduros e as folhas mais jovens também podem ser consumidos e são preparados e usados de forma similar aos botões florais. As folhas podem ser cozidas antes de serem preparadas. A planta apresenta diversas propriedades terapêuticas, sendo também é usada para fins medicinais.

 

2 thoughts on “Alcaparra: uma flor comestível

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *