Com características particulares, a ilustração científica botânica se diferencia da ilustração artística por representar de maneira detalhada e fiel as formas das estruturas vegetais. Utilizando os métodos de representação científica, a Aquarela Botânica desempenha um importante papel no registro de ocorrência de espécies vegetais, tendo a planta como modelo vivo para elaboração das obras.

O curso de Aquarela Botânica, ministrado pela ilustradora Cecília Tomasi é destinado a pessoas com interesse em flores e plantas, que desejam representá-las por meio do desenho e da pintura em aquarela, com ou sem experiência, artistas amadores e profissionais, bem como estudantes e profissionais das áreas da botânica para o desenvolvimento dos seus trabalhos.

As aulas são práticas, com o uso de plantas vivas como modelo. Serão abordados: materiais próprios para aquarela botânica, coleta e conservação das plantas, esboços e desenho base para a pintura e a pintura em aquarela.

Público alvo: Pessoas interessadas iniciar ou desenvolver habilidades com a ilustração botânica através do uso de aquarela.

Pré-requisitos:

  • Cada participante deve portar os seguintes materiais: Lápis, borracha macia, régua ou compasso simples, godê para mistura de tintas e pinceis números 01, 02 e 03;

Sugestões de pinceis:

  • Winsor & Newton série 7 – excelente, mas muito caro
  • Tigre série 309 – ótimo, mais barato que o anterior
  • Tigre série 308 – razoável, mais barato

CONTEÚDO E PROGRAMAÇÃO

  • Materiais próprios para aquarela botânica;
  • Misturas de Cores;
  • Coleta e Conservação das plantas;
  • Esboços e desenhos de Observação;
  • Composição;
  • Luz e Sombra;
  • Pintura em aquarela.

CECÍLIA TOMASI

Natural de Bauru no Estado de São Paulo, Brasil. Foi ilustradora no Instituto de Botânica de São Paulo por 30 anos (1981 a 2012), aonde realizou ilustrações de caráter científico, em preto e branco e a cores, para documentação e divulgação das pesquisas desenvolvidas pelo Instituto, ministrou cursos e orientou estágios sobre as técnicas de ilustração botânica e foi também curadoria do acervo de ilustrações, desenhos e pinturas. Foi contemplada com bolsa artística pela Fundação Botânica Margaret Mee, para um estágio em aquarela com a Prof. Christabel King no Real Jardim Botânico de Kew, na Inglaterra (1993). Participou e realizou mais de 10 exposições de suas obras, ilustrou mais de 10 livros, além de ter recebido diversos prêmios na área, incluindo o Mérito Botânico pela The Society of Botanical Artists inglesa.

INFORMAÇÕES GERAIS

Datas: 03, 10, 17 e 24 de julho de 2017 (segundas)
Local: Escola • Av. São Luis, 112, cj 2001, Centro, São Paulo, SP
Horário:  9:30 às 16:00h (1 hora de intervalo para o almoço)
Número de vagas: 12 (doze) • mínimo de inscritos: 6 (seis)
Materiais oferecidos: cada participante receberá papéis específicos para aquarela e tintas para realização das práticas durante os três dias de curso, sendo necessário adquirir antecipadamente os itens indicados nos pré-requisitos para realização das práticas.
Valor: R$ 540,00 para pagamentos em 2 vezes (1ª parcela no ato da inscrição e 2ª parcela na data de início do curso), 10% de desconto para pagamentos à vista.

Caso não haja o número mínimo de inscritos até a véspera da atividade, a mesma será adiada ou cancelada, todos os inscritos notificados e reembolsados integralmente. Em caso de desistência por parte do inscrito, é necessário informar a Escola de Botânica com até o dia 26 de junho de 2017 para receber o valor integral, caso contrário será realizada a devolução de 50% do valor da inscrição.

É necessário realizar a inscrição antecipadamente para garantir sua vaga e a disponibilidade de materiais.

Para se inscrever e mais informações, encaminhe uma mensagem informando seu interesse para flores@escoladebotanica.com.br