Os cactos e as suculentas estão entre as plantas ornamentais mais cultivadas no ambiente doméstico e são objeto de colecionadores no mundo todo. Muitas delas vivem bem em locais com alta luminosidade e alta ventilação, onde muitas plantas desidratariam com facilidade. Tem locais mais sombreados em casa? Existem cactos de ambiente úmidos que se adaptariam muito bem a esta situação. Um grupo numeroso e de fácil cultivo e propagação, o que facilita sua troca entre os cultivadores.

No workshop de Cultivo de cactos e suculentas abordaremos a biologia destas plantas, os diferentes mecanismos desenvolvidos para coleta e retenção de água. Discutiremos as características dos locais onde vivem e fecharemos com aulas práticas de produção de substrato, propagação e montagem de vasos.

Público alvo: Iniciantes no cultivo de cactos e suculentas. Não é necessário ter conhecimento prévio sobre plantas para participar do workshop.

CONTEÚDO E PROGRAMAÇÃO

  • Biologia das plantas suculentas: quem são, como e onde vivem;
  • Discussão sobre os microclimas encontrados na sua casa: luz, temperatura, umidade e ventilação;
  • Adubação, regas, pragas, escolha de vasos e outros cuidados gerais;
  • Aula prática de propagação: estaquia, sementes, divisão de touceira;
  • Aula prática de escolha e montagem de substratos;
  • Aula prática de montagem de vasos.

ANDRÉ BENEDITO

Biólogo, desde que se entende por gente, gosta e estuda botânica de forma autoditada. Guia de turismo local entre 1997 e 2000 na vila de Paranapiacaba, Santo André – SP. Oficineiro e monitor de atividades ambientais entre 2002 e 2006 no Parque Escola da prefeitura de Santo André. Entre 2007 e 2016 atuou como gestor de projetos, na criação de cursos presenciais e a distância, em ações ligadas a design colaborativo de projetos, no design e ativação de redes sociais online. Em 2016 resolve juntar sua experiência com ativação e moderação de redes e cria, junto com mais dois colegas, o grupo Identificação de Plantas no Facebook, onde atua como um dos moderadores.

INFORMAÇÕES GERAIS

Data: 24 de Agosto de 2017 (quinta)
Local: Escola de Botânica • Av. São Luis, 112, cj 2001, Centro, São Paulo, SP
Horário:  18:00 às 21:30h
Número de vagas: 15 (quinze)
Valor: R$ 180,00 • está incluso: participação na atividade + vaso + planta + itens necessários para realizar o plantio

Condições gerais: O cancelamento ou desistência após 7 dias de realização da reserva da vaga implica em taxa de 10% do valor pago, relativo a taxas de emissão de boleto. Cancelamentos realizados após 7 dias da reserva da vaga terão reembolso de 50% do valor pago. Caso não haja o número mínimo de inscritos até a véspera da atividade, a mesma será adiada ou cancelada, todos os inscritos notificados e reembolsados integralmente. É necessário realizar a inscrição antecipadamente para garantir sua vaga e a disponibilidade de materiais.

Para se inscrever envie email para flores@escoladebotanica.com.br.