O grupo de estudo Introdução à Botânica tem como objetivo fornecer informações técnico-científicas sobre diferentes áreas da Botânica. Cada módulo tem duração de quatro 4 (quatro) meses (16 encontros – Agosto a Novembro de 2017) e serão apresentados e debatidos assuntos tradicionais e atuais da Botânica.

Não se trata de um curso tradicional com uso de lousa, mesas e cadeiras e projetor durante todo o tempo. Através de atividades práticas, conversas e debates, os diferentes assuntos são apresentados de forma mais dinâmica e menos formal, gerando um melhor entrosamento e interesse pelos temas abordados. Os participantes são convidados semanalmente à refletirem e estudarem os assuntos que mais se relacionam com a vivência humana com plantas.

Durante o semestre será realizada, pelo menos, uma saída de campo para contextualizar o conteúdo apresentado de forma prática. O local visitado e a data serão decididos com o grupo, de acordo com a disponibilidade de todos. Os custos da viagem são por conta dos participantes.

A cada semestre, uma lista de assuntos e atividades diferenciadas, visando estabelecer uma aproximação com botânica para quem não é botânico ou não teve contato com o tema. Durante o primeiro módulo Introdução à Botânica as principais disciplinas abordadas serão:

  • História da Botânica;
  • Evolução dos principais grupos de plantas;
  • Morfologia Vegetal (estudo das estruturas externas das plantas);
  • Sistemática Vegetal (estudo da classificação das plantas);
  • Fisiologia Vegetal (estudo do funcionamento do corpo das plantas);
  • Ecologia;
  • Práticas botânicas.

Público alvo: Pessoas que simpatizam com o tema; botânicos autodidatas; estudantes de biologia, agronomia, gestão ambiental, arquitetura, paisagismo; colecionadores de plantas; artistas; ilustradores e desenhistas; cozinheiros, admiradores de plantas em geral. Não é necessário ter conhecimento prévio sobre plantas para ingressar no grupo.

PROFESSOR: ANDERSON SANTOS

O biólogo e botânico Anderson Santos, Mestre em biodiversidade vegetal e Meio Ambiente, formado pelo Instituto de Botânica de São Paulo, atua na área de pesquisa científica botânica e ensino desde 2003. Atuou durante 8 anos no Instituto de Botânica e Jardim Botânico de São Paulo como colaborador científico em diversos projetos. Além das diversas atividades no universo científico, atua como professor do Ensino de botânica desde 2003. Orientou diversos trabalhos de pesquisa e iniciação científica na área da Botânica.

Idealizador e fundador da Escola de Botânica, lecionou para mais de 3.500 estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Cursos Técnicos, Cursos Livres e o Ensino Universitário. É apresentador do programa de natureza Terra Brasil, transmitido pelos canais de TV Animal Planet, Discovery Channel e BBC Earth.

VAGAS E INSCRIÇÕES

Serão oferecidas 30 vagas, divididas em duas turmas, sendo a turma 1 (15 vagas) com encontros às segundas, das 18 às 21:30h e a turma 2 (15 vagas) com encontros às quintas, das 9 às 12:30h. O início dos encontros será nos dias 3 e 07 de agosto, respectivamente às turmas 1 e 2.

Para receber o programa detalhado dos encontros e os procedimentos para realizar a inscrição, envie uma mensagem para anderson@escoladebotanica.com.br

INFORMAÇÕES GERAIS

Data de início:  Turma 1 (7 de agosto de 2017 • 18 às 21:30h) – VAGAS ESGOTADAS; Turma 2 (03 de agosto de 2017 • 9 às 12:30h) VAGAS ESGOTADAS. PRÓXIMAS TURMAS: JANEIRO DE 2018.
Local dos encontros: Escola de Botânica • Av. São Luis, 112, cobertura, Centro, São Paulo, SP.
Número de vagas: 30 (trinta/15 em cada turma).
Valor mensal: R$ 290,00 • pagamento via boleto bancário com vencimento no 5º dia útil de cada mês. Não há taxa de matrícula, apenas o pagamento das 4 mensalidades. Para confirmar a participação é necessário realizar o pagamento da primeira mensalidade.

Dúvidas e mais informações, envie uma mensagem para contato@escoladebotanica.com.br