Horta em qualquer lugar (oficina)

A agricultura urbana está crescendo muito em São Paulo: nos últimos anos tem havido um grande interesse de parte da população em participar de hortas comunitárias e fazer suas próprias hortas em casa. No entanto, as pessoas têm dúvidas sobre como iniciar um cultivo de ervas e hortaliças, e não conseguem imaginar como seria o plantio em espaços pequenos.

A oficina de Horta-em-qualquer-lugar pretende mostrar que é possível cultivar ervas e hortaliças em qualquer espaço, que não é necessário ter um quintal com solo e nem mesmo uma sacada: é possível plantar até mesmo no parapeito de uma janela. Basta ter algumas horas de sol por dia, vontade e disponibilidade. A oficina mostra exemplos de containers para os canteiros, reaproveitamento de materiais encontrados na cidade, como decidir o melhor lugar para a horta, como fazer o substrato, principais cuidados com irrigação, adubação, colheita. Também traça um panorama da agricultura urbana em São Paulo e debate o que é uma horta urbana agroecológica. Ao final da oficina, os participantes irão montar um canteiro e plantar mudas.

Público alvo: Pessoas interessadas em iniciar um cultivo de hortaliças e ervas em casa ou em espaços públicos. Pessoas interessadas em agricultura urbana e agroecologia. Não é necessário ter conhecimento prévio sobre plantas para participar da oficina.

CONTEÚDO E PROGRAMAÇÃO

  • Por que plantar na cidade
  • Localização da horta em casa – varanda, na frente de uma janela, laje, quintal
  • Containers e materiais – o que usar para plantar e como reaproveitar materiais
  • Espécies adequadas
  • Princípios de uma horta agroecológica urbana
  • Como montar o vaso ou canteiros
  • Cuidados: irrigação, adubação, colheita
  • Alguns problemas que você pode ter e como resolvê-los
  • Colher, comer… e continuar!

 

Alessandra Nahra

Alessandra Nahra é jornalista, plantadora urbana, pesquisadora de agroecologia, permacultura, sistemas agroflorestais e agricultura urbana na América Latina. Começou a plantar em uma fazenda de alface orgânico no Hawaii e hoje tem uma horta na laje de um sobrado na zona oeste de São Paulo. Escreve sobre tudo isso no site herbívora.com.br, dá oficinas, viaja para conhecer plantações e gente que planta,  e se mete em hortas comunitárias por aí afora.

 

Faça sua inscrição

Atividade presencial

Data: 31 de Janeiro de 2018 (quarta de manhã)
Local: Escola de Botânica • Av. Angélica, 501, Santa Cecília, São Paulo, SP
Horário:  9:30 às 12:30h
Número de vagas: 15 (quinze)
Valor: R$ 180,00 • está incluso: participação na atividade + vaso + planta + itens necessários para realizar um modelo de horta em vaso.

Condições gerais: O cancelamento ou desistência após 7 dias de realização da reserva da vaga implica em taxa de 10% do valor pago, relativo a taxas de emissão de boleto. Cancelamentos realizados após 7 dias da reserva da vaga terão reembolso de 50% do valor pago. Cancelamentos realizados no dia do encontro não terão reembolso. Caso não haja o número mínimo de inscritos até a véspera da atividade, a mesma será adiada ou cancelada, todos os inscritos notificados e reembolsados integralmente. É necessário realizar a inscrição antecipadamente para garantir sua vaga e a disponibilidade de materiais.

Para se inscrever clique no botão do sistema boletobancário.com a seguir, preencha os dados na página do sistema boleto bancário e realize o pagamento. Boleto nominal à Anderson Luiz dos Santos. Para receber a confirmação da inscrição é necessário encaminhar o comprovante de pagamento para flores@escoladebotanica.com.br