Noções básicas de Botânica na Mata Atlântica

Posted on Posted in Cursos e workshops

O workshop Noções básicas de Botânica na Mata Atlântica tem a finalidade de proporcionar uma vivência botânica no Legado das Águas, apresentando informações básicas sobre essa importante área das ciências biológicas através do contato direto com a Mata Atlântica em seu estágio mais conservado. Considerando a limitação de acesso a informações técnicas sobre o assunto, estando muitas vezes limitadas aos cursos de graduação de Biologia, o workshop apresentará uma visão geral sobre diferentes grupos de plantas, suas principais estruturas e órgãos, uso das plantas pelo homem, noções sobre a fisiologia e morfologia vegetal.

Durante dois dias, os participantes terão a oportunidade de vivenciar a rotina de um naturalista, acessando as trilhas da maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil e estudar em campo, os aspectos gerais da floresta Atlântica. As atividades serão totalmente práticas e cada participante será convidado a fazer suas próprias observações e análises a partir das orientações fornecidas e do kit de campo que cada um receberá.

O Legado das Águas – Reserva Votorantim é a maior reserva privada de Mata Atlântica do país e por meio dessa vivência de campo, os participantes poderão aprender, na prática, sobre aspectos gerais de botânica inseridos em ambientes florestais extremamente conservados e ricos em biodiversidade. As atividades serão realizadas nas trilhas da reserva e a expedição contará com momentos de observação, conversas e debates sobre os assuntos abordados.

Público alvo: Pessoas que se interessam pelo tema. Não é necessário ter conhecimento prévio sobre plantas para participar do workshop.

Apoio: Cícero Papelaria e Futurekid

 

PRINCIPAIS ASSUNTOS ABORDADOS

  • O Legado das Águas – Reserva Votorantim;
  • Origem e evolução dos principais grupos de plantas;
  • Morfologia externa de Angiospermas (estudo das partes que compõem uma planta com flor: raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes);
  • A importância da fotossíntese para a vida na Terra;
  • Observação e estudo de aspectos fisionômicos da Mata Atlântica;
  • Preparação de uma amostra científica botânica.

 

KIT DE CAMPO

Cada participante receberá um kit de campo com materiais para realização de observações e registros, composto por:

  • 1 caderneta Cícero, 14x21cm, capa rígida, 160 páginas, para anotações de campo;
  • 1 escala para fotografia;
  • 1 lápis;
  • 1 kit d lentes para celular/smartphone;
  • 1 mini prensa de plantas.


FACILITADOR: ANDERSON SANTOS

O biólogo e botânico Anderson Santos, Mestre em biodiversidade vegetal e Meio Ambiente, formado pelo Instituto de Botânica de São Paulo, atua na área de pesquisa científica botânica e ensino desde 2003. Atuou durante 8 anos no Instituto de Botânica e Jardim Botânico de São Paulo como colaborador científico em diversos projetos. Além das diversas atividades no universo científico, atua como professor do Ensino de botânica desde 2003. Orientou diversos trabalhos de pesquisa e iniciação científica na área. Participou de inúmeras expedições científicas percorrendo diversas localidades brasileiras, estudando principalmente a flora e ambientes da Mata Atlântica e Cerrado do Sudeste.

Idealizador e fundador da Escola de Botânica, lecionou para mais de 3.500 estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Cursos Técnicos, Cursos Livres e o Ensino Universitário. É apresentador do programa de natureza Terra Brasil, transmitido pelos canais de TV Animal Planet, Discovery Channel e BBC Earth.

 

LEGADO DAS ÁGUAS – RESERVA VOTORANTIM

Com extensão de 31 mil hectares, o Legado das Águas está localizado no coração do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo. A área vem sendo conservada pela Votorantim há mais de 50 anos, com o objetivo de proteger as nascentes da bacia do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas. Desde 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicas e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade e projetos sociais na região, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Segundo a ONG SOS Mata Atlântica, o bioma Mata Atlântica é dos mais ricos em biodiversidade no planeta e também um dos mais ameaçados (SOS Mata Atlântica).

O Legado das Águas é a maior reserva privada de Mata Atlântica do país e sua área corresponde a 1,5% de toda a Mata Atlântica que restou no Estado de São Paulo e atualmente, fomenta pesquisas científicas próprias, recebe pesquisadores de instituições parceiras, sedia cursos e contribui para a recomposição e regeneração de áreas degradadas de Mata Atlântica dentro e fora do Vale do Ribeira, e abre caminho para a autossuficiência econômica.

Mais informações no site www.legadodasaguas.com.br

 

INFORMAÇÕES GERAIS

Datas:

29 e 30 de Julho de 2017 (Sábado e Domingo) – VAGAS ESGOTADAS
12 e 13 de Agosto de 2017 (Sábado e Domingo) – INSCRIÇÕES ABERTAS

Número de vagas: 15 (quinze)
Local do workshop: Legado das Águas – Reserva Votorantim, Miracatú, SP
Pacote inclui: translado São Paulo x Base da reserva (ida e volta) e deslocamento no interior da reserva, hospedagem, alimentação (café da manhã, almoço, jantar e lanches), kit de campo e participação na atividade. Saída apenas de São Paulo (capital).
Valor: sob consulta • há mais de uma modalidade de hospedagem • saída apenas de São Paulo (capital) • para receber o programa detalhado e valores envie uma mensagem para flores@escoladebotanica.com.br
O valor cobrado por participante foi calculado com base no grupo de 15 pessoas. O valor inclui: transporte São Paulo x Legado das Águas (ida e volta), transporte de micro ônibus da base da reserva até as trilhas (não é possível acessar as trilhas com mais de um veículo, sendo assim, todo o grupo deve se deslocar de micro ônibus para as atividades de campo), refeições, hospedagem e kit de campo.
Reservas com pagamentos parcelados que não tiverem a primeira parcela paga na data do vencimento, serão automaticamente canceladas. 

Condições gerais e política de cancelamento: O cancelamento ou desistência após 7 dias de realização da reserva da vaga implica em taxa de 10% do valor pago, relativo a taxas de emissão de boleto. Cancelamentos realizados após 7 dias da reserva da vaga terão reembolso de 50% do valor pago. Caso não haja o número mínimo de inscritos até a véspera da atividade, a mesma será adiada ou cancelada, todos os inscritos notificados e reembolsados integralmente. É necessário realizar a inscrição antecipadamente para garantir sua vaga e a disponibilidade de materiais.

16 thoughts on “Noções básicas de Botânica na Mata Atlântica

  1. olá, caso haja desistência referente aos dias 29 e 30, gostaria de uma vaga. Pois em agosto não posso. grata

  2. Boa tarde! Mandei email solicitando valores para 2 pessoas participarem desse workshop, dias 12 e 13/08/17. (Noções básicas de Botânica na Mata Atlântica)
    Aguardo. Att. Cassia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *