Oficina de compostagem doméstica

Sabe aquele monte de cascas e restos de vegetais e frutas que a gente chama de lixo? Pode ser reciclado e virar adubo! No Brasil, cerca de 50% de todo o lixo doméstico é material orgânico. Compostar faz com que esse material não acabe inutilizado nos aterros sanitários, mas seja reciclado e se transforme em adubo e solo fértil. Fazer composto em casa reduz a quantidade de lixo descartado, nos conecta com os ciclos orgânicos naturais e ajuda a questionar hábitos de consumo.

Nesta oficina vamos falar sobre os diferentes tipos de compostagem, sistemas mais adequados para lixo domestico e pequenos espaços, o que pode e o que não pode ir para a composteira, como evitar insetos e mau cheiro, como identificar quando o composto está pronto, como coletar e utilizar. E vamos aprender a fazer uma composteira em baldes plásticos.

Público alvo: todo mundo que se interessa em ter uma existência menos predatória e mais sustentável no planeta.


PROGRAMAÇÃO E CONTEÚDO ABORDADO

  • O que é compostagem;
  • A importância de compostar;
  • Como compostar em casa;
  • Diferentes tipos de compostagem domestica – em baldes, minhocário, direto no canteiro;
  • O que vai no composto? E o que não pode ir?
  • O que mais eu preciso para compostar? Como conseguir os materiais;
  • Como manejar o composto;
  • Relação carbono/nitrogênio, umidade, temperatura, aeração, tempo;
  • Quando o composto está pronto, e como utilizar?

 

Alessandra Nahra

Alessandra Nahra é jornalista, plantadora urbana, pesquisadora de agroecologia, permacultura, sistemas agroflorestais e agricultura urbana na América Latina. Começou a plantar em uma fazenda de alface orgânico no Hawaii e hoje tem uma horta na laje de um sobrado na zona oeste de São Paulo. Escreve sobre tudo isso no site herbívora.com.br, dá oficinas, viaja para conhecer plantações e gente que planta,  e se mete em hortas comunitárias por aí afora.

 

Faça sua inscrição

Atividade presencial

Data: 31 de Janeiro de 2018 (quarta a tarde)
Local: Escola de Botânica • Av. Angélica, 501, Santa Cecília, São Paulo, SP
Horário:  14:00 às 16:00h
Número de vagas: 15 (quinze)
Valor: R$ 120,00

Condições gerais: O cancelamento ou desistência após 7 dias de realização da reserva da vaga implica em taxa de 10% do valor pago, relativo a taxas de emissão de boleto. Cancelamentos realizados após 7 dias da reserva da vaga terão reembolso de 50% do valor pago. Cancelamentos realizados no dia do encontro não terão reembolso. Caso não haja o número mínimo de inscritos até a véspera da atividade, a mesma será adiada ou cancelada, todos os inscritos notificados e reembolsados integralmente. É necessário realizar a inscrição antecipadamente para garantir sua vaga e a disponibilidade de materiais.

Para se inscrever clique no botão do sistema boletobancário.com a seguir, preencha os dados na página do sistema boleto bancário e realize o pagamento. Boleto nominal à Anderson Luiz dos Santos. Para receber a confirmação da inscrição é necessário encaminhar o comprovante de pagamento para flores@escoladebotanica.com.br