Secando flores para arranjos duradouros

As flores são os órgão de reprodução das Angiospermas, plantas mais predominantes no Planeta e que tiveram grande sucesso evolutivo por conta da presença de tais órgãos extremamente especializados. As formas, cores e aromas das flores são incalculáveis e a exuberância de tantas variações encantam os olhos humanos. O poder atrativo das flores para polinizadores e humanos é indiscutível, mas apesar de tanta beleza, esses órgãos extremamente delicados são efêmeros: tem uma curta duração.

Ao longo da história da humanidade, a flores estiveram presentes em muitos momentos, principalmente em rituais religiosos e demonstrações de afeto. Diversas civilizações desenvolveram estratégias para promover uma maior durabilidade nas partes mais exuberantes das Angiospermas. As intenções de secar flores são muitas, destacando-se o uso decorativo de flores secas e como aromáticas para casas e ambientes variados.

Durante este encontro vamos apresentar os procedimentos mais tradicionais para secagem de flores com o intuito de preservar principalmente as cores e formas dos buquês ou arranjos. Serão apresentadas flores que apresentam melhor desempenho neste processo de secagem e desidratação, métodos para realizar secagem, um breve exercício de montagem de buquês e arranjos e sugestões sobre o uso de flores e pétalas secas para outras finalidades artesanais.

CONTEÚDO E PROGRAMAÇÃO

  • Relação histórica do homem versus flores;
  • Como selecionar flores para secagem;
  • Colheita de flores;
  • Técnicas de secagem e desidratação de flores coloridas;
  • Conservando as cores das pétalas em flores secas;
  • Flores adequadas para os processos de secagem;
  • Uso de flores secas, além dos arranjos.

Anderson Santos e Gisele Oliveira

O biólogo e botânico Anderson Santos, Mestre em biodiversidade vegetal e Meio Ambiente, formado pelo Instituto de Botânica de São Paulo, atua na área de pesquisa científica botânica e ensino desde 2003. Atuou durante 8 anos no Instituto de Botânica e Jardim Botânico de São Paulo como colaborador científico em diversos projetos. Além das diversas atividades no universo científico, atua como professor do Ensino de botânica desde 2003. Orientou diversos trabalhos de pesquisa e iniciação científica na área. Participou de inúmeras expedições científicas percorrendo diversas localidades brasileiras, estudando principalmente a flora e ambientes da Mata Atlântica e Cerrado do Sudeste.

Idealizador e fundador da Escola de Botânica, lecionou para mais de 3.500 estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Cursos Técnicos, Cursos Livres e o Ensino Universitário. É apresentador do programa de natureza Terra Brasil, transmitido pelos canais de TV Animal Planet, Discovery Channel e BBC Earth.

Gisele Oliveira, bióloga, Mestre em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica, onde integrou equipes de Projetos de Pesquisas ligados a Flora Brasileira de 2004 a 2013. Profissional do setor de Licenciamento Ambiental, Paisagismo e Educação, possui interesse nas questões ambientais urbanas.

Faça sua inscrição

Atividade presencial

Data: 29 de Janeiro de 2018 (segunda a noite)
Local: Escola de Botânica • Av. Angélica, 501, Santa Cecília, São Paulo, SP
Horário:  18:30 às 21:30h
Número de vagas: 15 (quinze)
Valor: R$ 180,00 • está incluso: participação na atividade + mini-buquê de flores secas + listagem de flores adequadas para secagem

Condições gerais: O cancelamento ou desistência após 7 dias de realização da reserva da vaga implica em taxa de 10% do valor pago, relativo a taxas de emissão de boleto. Cancelamentos realizados após 7 dias da reserva da vaga terão reembolso de 50% do valor pago. Cancelamentos realizados no dia do encontro não terão reembolso. Caso não haja o número mínimo de inscritos até a véspera da atividade, a mesma será adiada ou cancelada, todos os inscritos notificados e reembolsados integralmente. É necessário realizar a inscrição antecipadamente para garantir sua vaga e a disponibilidade de materiais.

Para se inscrever clique no botão do sistema boletobancário.com a seguir, preencha os dados na página do sistema boleto bancário e realize o pagamento. Boleto nominal à Anderson Luiz dos Santos. Para receber a confirmação da inscrição é necessário encaminhar o comprovante de pagamento para flores@escoladebotanica.com.br

Turma do dia 29 de Janeiro de 2018 (18:30 às 21:30h): VAGAS ESGOTADAS!

Para se inscrever para a turma do dia 05 de Fevereiro de 2018 - Segunda (18:30 às 21:30h) clique no botão a seguir: