Plantas adequadas para terrários: conservando terrários por décadas

Posted on Posted in Cursos e workshops

O workshop Plantas adequadas para terrários: conservando terrários por décadas tem como objetivo apresentar os grupos e espécies de plantas que conseguem se desenvolver em recipientes de vidro. Informações sobre os diferentes grupos de plantas que preferem ambientes úmidos e àquelas que preferem os ambientes áridos serão fornecidas durante o encontro. As diferenças entre terrários abertos e terrários fechados, além dos diferentes tipos de tampas e a influência da umidade nos recipientes de vidro. Durante o workshop serão apresentados diferentes tipos de vidros com e sem tampa, as influências ambientais que as tampas de terrários oferecem para as plantas, substratos adequados, variações na luz solar, regas e manutenção.

Através de uma atividade prática, os participantes são convidados a realizar a montagem de um terrário e observar as principais etapas do processo de construção de um ambiente artificial e quais os elementos necessários para que as plantas consigam ter um excelente desenvolvimento. Cada participante ainda receberá um kit de plantio que inclui vidro, pedriscos, substrato para plantio e plantas para montagem do terrário.

Público alvo: pessoas que querem saber como cultivar plantas em recipientes de vidro. Não é necessário ter conhecimento prévio sobre plantas para participar do workshop.


PROGRAMAÇÃO

  • Os diferentes grupos de plantas que habitam a Terra;
  • A relação de Luz e Sol com os terrários;
  • Cactos e suculentas em recipientes de vidros;
  • Recipientes de vidro adequados para  fazer terrários;
  • Tipos de pedras e pedriscos e a importância do sistema de drenagem;
  • Preparação de substratos para plantio de acordo com o tipo de planta;
  • Terrários abertos: quais plantas conseguem viver nesse tipo de recipiente;
  • Terrários fechados: plantas ideais e a influência dos diferentes tipos de tampas;
  • Formas e frequência das regas;
  • Como fazer manutenção periódica.

ANDERSON SANTOS

O biólogo e botânico Anderson Santos, Mestre em biodiversidade vegetal e Meio Ambiente, formado pelo Instituto de Botânica de São Paulo, atua na área de pesquisa científica botânica e ensino desde 2003. Atuou durante 8 anos no Instituto de Botânica e Jardim Botânico de São Paulo como colaborador científico em diversos projetos. Além das diversas atividades no universo científico, atua como professor do Ensino de botânica desde 2003. Orientou diversos trabalhos de pesquisa e iniciação científica na área. Participou de inúmeras expedições científicas percorrendo diversas localidades brasileiras, estudando principalmente a flora e ambientes da Mata Atlântica e Cerrado do Sudeste.

Idealizador e fundador da Escola de Botânica, lecionou para mais de 3.500 estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Cursos Técnicos, Cursos Livres e o Ensino Universitário. É apresentador do programa de natureza Terra Brasil, transmitido pelos canais de TV Animal Planet, Discovery Channel e BBC Earth.

EPICENTRO JARDINS

O Epicentro Jardins é uma iniciativa que tem por objetivo promover ações de arte, lazer e atender demandas de ordem prática da cidade. Dedica-se a refletir e a fomentar formatos alternativos de produção cultural e de interação com o bairro. Pensado como um espaço multidisciplinar, o prédio abriga estúdios de criação e atividades que promovem o diálogo entre as diferentes formas de cultura contemporânea. São condôminos do Epicentro Jardins: Acervo e escritório da Galeria Emma Thomas, Fort Mag e Gallery, a produtora de filmes Favna, o artista plástico e diretor de arte Kleber Matheus, Estúdio S/A, Chez Eventos. Saiba mais no site (www.epicentrojardins.com.br) e Facebook (https://www.facebook.com/epicentrojardins)


INFORMAÇÕES GERAIS

Data: 15 de julho de 2017 (sábado)
Local: Epicentro Jardins • Rua da Consolação, 3423, Jardins, São Paulo, SP
Horário:  10:00 às 13:30h
Número de vagas: 12 (doze) – INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Valor: R$ 360,00 • está incluso: participação na atividade + vidro + kit de plantio + plantas para construção de um terrário. Para parcelar em duas vezes envie uma mensagem para flores@escoladebotanica.com.br informando o interesse no parcelamento e receba as instruções para pagamento.

Condições gerais: O cancelamento ou desistência após 7 dias de realização da reserva da vaga implica em taxa de 10% do valor pago, relativo a taxas de emissão de boleto. Cancelamentos realizados após 7 dias da reserva da vaga terão reembolso de 50% do valor pago. Caso não haja o número mínimo de inscritos até a véspera da atividade, a mesma será adiada ou cancelada, todos os inscritos notificados e reembolsados integralmente. É necessário realizar a inscrição antecipadamente para garantir sua vaga e a disponibilidade de materiais.

Para registrar seu interesse em participar da próxima turma, acesse http://www.escoladebotanica.com.br/cursos-e-workshops/

One thought on “Plantas adequadas para terrários: conservando terrários por décadas

  1. Oi. Fiz a inscrição e gostaria de saber se no curso poderemos escolher fazer terrário aberto ou fechado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *