O tingimento com corantes naturais é uma técnica milenar que a partir do século XIX foi gradativamente substituída pelo tingimento com corantes sintéticos, mantendo-se apenas em pequena escala por artesãos. Atualmente, por serem, de modo geral, atóxicos e biodegradáveis, os corantes naturais têm sido considerados como uma alternativa ambientalmente menos impactante a certos corantes sintéticos. Dessa forma, vários designers e pesquisadores têm se aprofundado em processos e matérias-primas a fim de resgatarem esse conhecimento há tanto tempo praticamente esquecido.

Nessa perspectiva, a presente oficina pretende instigar os participantes a conhecerem a história, os processos de extração e tingimento com os corantes naturais e estimular a busca por plantas que possam ser usadas como corante para o tingimento em casa, fazendo-os compreender a importância desses corantes, as possibilidades de cores e a beleza que apenas os corantes advindos da natureza podem proporcionar.

Público alvo: Pessoas interessadas nos processos de extração de pigmentos naturais com uso em tecidos. Não é necessário ter conhecimento prévio sobre o tema para participar da oficina.

CONTEÚDO E PROGRAMAÇÃO

  • Breve histórico sobre o uso dos corantes naturais;
  • Início da era dos corantes sintéticos;
  • Problemas relacionados ao uso dos corantes sintéticos (saúde e meio ambiente);
  • Retorno dos corantes naturais na atualidade;
  • Processos de extração e tingimento;
  • Processos de mordentagem e tipos de mordente;
  • Equipamentos necessários para tingir em casa.

PATRICIA MUNIZ

Mestranda em Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo (USP), com bolsa da Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (FIPT), realiza pesquisa com corantes naturais de espécies nativas para o tingimento têxtil. Concluiu o Bacharelado em Têxtil e Moda pela USP em 2015, com o trabalho de conclusão de curso: “Levantamento de plantas corantes no Brasil”. Teve a formação complementada por intercâmbio internacional em 2013, no curso de Design de Moda da Universidade Técnica de Lisboa – Lisboa, Portugal, via Programa de Bolsas de Intercâmbio para Alunos de Graduação – USP, com bolsa Mérito Acadêmico.

INFORMAÇÕES GERAIS

Data: 03 de Agosto de 2017 (quinta)
Local: Escola de Botânica • Av. São Luis, 112, cj 2001, Centro, São Paulo, SP
Horário:  18:00 às 21:30h
Número de vagas: 15 (quinze) • mínimo de inscritos: 10 (dez)
Valor: R$ 180,00 • está incluso: participação na atividade + amostras dos tecidos tingidos durante a atividade + kit de plantas secas para realizar o processo de tingimento posteriormente

Condições gerais: O cancelamento ou desistência após 7 dias de realização da reserva da vaga implica em taxa de 10% do valor pago, relativo a taxas de emissão de boleto. Cancelamentos realizados após 7 dias da reserva da vaga terão reembolso de 50% do valor pago. Caso não haja o número mínimo de inscritos até a véspera da atividade, a mesma será adiada ou cancelada, todos os inscritos notificados e reembolsados integralmente. É necessário realizar a inscrição antecipadamente para garantir sua vaga e a disponibilidade de materiais.

Vagas esgotadas! Para registrar eu interesse na próxima data ou lista de espera, envie uma mensagem para flores@escoladebotanica.com.br