Agro para paisagistas: aquecimento para o curso :)

Um mega curso destinado aos profissionais do paisagismo

agro.jpg

Olá!

 

Seja muito bem vinda e muito bem vindo ao curso Agro para Paisagistas! Me chamo Gabriel Kehdi e vamos seguir juntos a partir de agora.


Estamos prestes a começar nosso curso, com data de início no dia 01/02, mas para ajudar a preparar o terreno vou passar para vocês algumas informações. São muitos detalhes ao longo do nosso curso, por isso se prepare para anotar bastante, rever os vídeos e aprofundar o conhecimento com leituras complementares.

O jardim é um ambiente dinâmico. Eu sei, muitos de vocês (se não todos) já sabem disso, mas sempre preciso reforçar. Isso porque nós só conseguimos fazer um bom diagnóstico do jardim com essa percepção viva na mente. A planta pode ter seu desenvolvimento afetado por fatores relacionados à: compactação do solo, microbiologia do solo, fertilidade do solo, irrigação, pragas, doenças, plantas daninhas, adubação, luminosidade, ventos, temperatura, chuvas, umidade atmosférica, competição, parasitas, podas, modo de plantio, modo de produção, transporte, genética, etc. Ufa! E para que o jardim tenha sucesso nós precisamos equilibrar todas essas variáveis, ou ao menos saber quais delas estão interferindo na saúde das nossas plantas.

Eu dividi todos esses fatores em 4 PILARES DAS PLANTAS SAUDÁVEIS. Vamos voltar nesse assunto no futuro, mas quero ressaltar que, mesmo que esse conhecimento possa parecer óbvio e até um tanto básico, não tem como falar de análise de solos, métodos de adubação e correção do solo, tratamento fitossanitário com manejo integrado, podas, sintomatologia e outros assuntos se esses pilares não estiverem enraizados profundamente na cabeça de vocês. Podemos até saber que excesso de vento pode prejudicar nossas plantas, mas você consegue distinguir excesso de vento de deficiência nutricional? Ou excesso de vento de luminosidade inadequada? Pois bem, vamos trabalhar essas percepções.

Quero que saibam que eu acompanho muitos jardins, dos mais diferentes, de escritórios pequenos e grandes, e é com muita frequência que encontro equívocos evitáveis justamente no campo da obviedade. Isso não significa que o jardim foi mal feito ou que o profissional por trás do projeto é despreparado, longe disso. Mas que há “escorregões” que poderiam ser previstos. Situações que a agronomia discute desde os primeiros anos do curso. E meu objetivo é preparar vocês para esse olhar.

 

No dia 01 de fevereiro vamos começar nosso curso com um encontro on-line ao vivo, transmitido pelo Zoom, das 18:30h às 20h.

 

Canal de notificações no Telegram: Através do canal do Telegram você receberá nossos lembretes, links para os encontros ao vivo, dicas de leitura, artigos e muito mais. Você pode entrar e sair quando quiser. Para acessar é necessário ter instalado em seu celular o aplicativo Telegram. Após ter instalado o aplicativo no celular, clique nos links a seguir (através do celular) e terá acesso automático ao canal. Caso decida sair do canal, o acesso é livre. Neste canal não há interação entre as pessoas e servirá como um canal para receber nossas notícias. 

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO CANAL DE NOTIFICAÇÕES NO TELEGRAM

 

Grupo de estudantes no Telegram: Aqui você pode conhecer os demais participantes do curso, trocar ideias, esclarecer dúvidas e divulgar seus projetos e assuntos relacionados à Botânica e natureza. O professor não participa deste grupo, mas nele você encontrará os demais participantes que estão inscritos neste primeiro semestre de 2021. 

 

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE ESTUDANTES NO TELEGRAM

Roteiro de estudos

A seguir está o roteiro de estudos para as próximas duas semanas que antecedem o início do curso como forma de integração com os temas abordados. A ideia é que você dedique um tempo semanal para estudar os assuntos. Nessas duas primeiras semanas, o roteiro de estudos é mais simplificado, pois ele não contém as videoaulas que receberá à partir do dia 01 de fevereiro. Lembre-se que estamos em um "pré-aquecimento".

Se não tiver tempo de ler os artigos antes das aulas, não tem problema. São para aprofundar o olhar de vocês sobre os temas e assim alimentar a discussão e deixar o aprendizado mais dinâmico. De todo modo, recomendo dedicar um tempo semanal, além de assistir as aulas, para estudar os textos complementares. Como teremos 2 horas de videoaulas, recomendo mais 2 horas de leitura. Assim você dedica 4 horas da semana para o curso.

 

Desejo que esses dois temas te cativem e representem um bom início para nossas atividades.

Bons estudos e até dia 01.

Gabriel Kehdi

Semana 1: Fisiologia e morfologia vegetal

Começamos nosso curso falando sobre a forma física (ampla) e funcionamento das plantas cultivadas. Assim quando eu falar sobre estômato, cutícula e floema ao longo do curso vocês poderão entender. Esse é o nosso ponto de partida.

Artigo para leitura: Noções Morfológicas e Taxonômicas para Identificação Botânica

Clique aqui para ler

Semana 2: A diversidade de plantas no Brasil

Nessa semana iremos juntar conhecimentos principalmente sobre água e luminosidade para as plantas. Sabemos da importância da luz na fotossíntese e a água no corpo da planta, mas aqui vamos ver alguns detalhes que justificam inclusive a maneira que iremos pensar o projeto de um jardim.

Artigo 1 para leitura: Clima e Vegetação

Clique aqui para ler

Artigo 2 para leitura: Pelas folhas e raízes

Clique aqui para ler