Botânica e natureza para artistas

Uma imersão investigativa da natureza, através do estudo das plantas

folha.png

O curso tem o propósito de oferecer informações para que artistas, pesquisadoras e pesquisadores da arte, possam ampliar suas pesquisas a partir da conceituação científica das plantas e da natureza. Os encontros promoverão uma aproximação entre as/os participantes com a ciência Botânica, à partir do reconhecimento das terminologias científicas, do estudo da morfologia (formas) vegetal, da compreensão da fisiologia (funcionamento do corpo) das plantas, nomenclatura botânica e história. 

Curso presencial em São Paulo (vagas limitadas)

6 aulas presenciais e práticas

As aulas irão abordar assuntos fundamentais da Ciência Botânica que permitem uma compreensão completa das plantas à partir do estudo da morfologia, fisiologia, história e usos.

um encontro por semana
 

Cada aula tem duração de 3 horas com um encontro por semana. A data de início e dia da semana no qual os encontros acontecerão, ainda estão em definição.

com foco no universo da arte 

A principal proposta do curso é aproximar artistas e pesquisadoras(res) com a ciência Botânica, oferecendo subsídios para ampliar as pesquisas no campo da arte e natureza.

rico material de leitura complementar

A cada aula você terá acesso a diversos artigos e conteúdos para leituras complementares. Os artigos são selecionados pelo professor e complementam as aulas e encontros.

O que vai ser abordado nos encontros?

Através do olhar da ciência Botânica, vamos navegar pelo universo investigativo da morfologia, fisiologia, história e uso das plantas.

 

Realizaremos o estudo das raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes através de diferentes perspectivas: quais são e como as plantas são favorecidas por suas variadas formas; como funciona o corpo de um ser vivo vegetal; como tem sido a relação humana com as plantas ao longo da história; para que usamos as plantas; e muito mais. 

A cada aula um conjunto de novos assuntos é apresentado. 

 

Aula 1. As plantas e os humanos: 500 mil anos de história

Aula 2. A evolução das plantas na Terra e a nomenclatura botânica

Aula 3. O que sustenta uma planta? O estudo das raízes e caules

Aula 4. Os tons de verde e as formas mais plásticas do reino vegetal. O estudo das folhas

Aula 5. Como as plantas se tornaram notáveis na evolução. O estudo das flores e os mecanismos da polinização

Aula 6. Cápsulas de vida e a generosidade das plantas. O estudo dos frutos e sementes

Público alvo: O curso é destinado a artistas ou pessoas que trabalham com arte, cujo foco do trabalho ou pesquisa sejam botânica ou natureza, maiores de 21 anos de idade. 

Sobre o professor/mentor

Anderson Santos

 

Anderson Santos atua como biólogo, botânico, professor e cientista. Mestre em biodiversidade vegetal e Meio Ambiente, formado pelo Instituto de Botânica de São Paulo, atua na área de pesquisa científica botânica e ensino há 20 anos. Atua no Instituto de Botânica e Jardim Botânico de São Paulo como colaborador desde 2003, atualmente como coordenador científico da exposição do museu botânico João Barbosa Rodrigues. Professor do ensino de botânica em escolas e universidades, já lecionou para milhares de estudantes presencialmente e fundou a Escola de Botânica. Realiza expedições por pelo Brasil, pesquisando a flora da Mata Atlântica, Cerrado e Amazônia. É apresentador do programa de natureza Terra Brasil, transmitido pela TV Cultura, Animal Planet e disponível no Amazon Prime Video. Acompanhe o trabalho do Anderson Santos em @anderson_bio

biologo_anderson_santos.jpg

Sobre a coordenadora do curso

Karola Braga

 

Karola Braga (1988, São Caetano do Sul, Brasil) é artista e pesquisadora. Mestra em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo (ECA/USP) e Bacharel em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Karola participou de diversas residências artísticas, entre elas integrou o Programa de Residência Artística da Cité Internationale des Arts em Paris pela Fundação Armando Alvares Penteado (2017) e Kooshk Residency em Teerã, contemplada pelo prêmio Kooshk Artist Residency Award (KARA 2018). Recentemente foi nomeada para o Programa de Bolsas e Comissões do Cisneros Fontanals Art Foundation 2020 (Miami) e Bloom Art Prize Weihenstephaner 2019 (Colônia). Desde sua formação participou de diversas mostras nacionais e internacionais. Acompanhe o trabalho da Karola Braga em karolabraga.com

karola-braga.jpg

Como, onde e quando vai ser?

Quando será o curso?

07, 14, 21, 28/03, 04 e 11/04/2022 (segundas, das 9 às 12)

Onde vai ser?

Na Escola de Botânica, na Rua Imaculada Conceição, 30, Santa Cecília, São Paulo.

Número de vagas

8 vagas.

Em virtude da pandemia do Covid-19, estamos realizando atividades presenciais com turmas reduzidas. 

Haverá transmissão on-line?

Não. Este curso é presencial e não pode ser realizado em formato on-line, diante das práticas propostas. 

Valor?

Investimento de 1.870,00 (parcelado em até 8 vezes no cartão) ou 10% de desconto para pagamento à vista via Pix no valor de R$ 1.683,00.

Processo seletivo aberto

Edital

Acesse e leia atentamente o Edital disponível aqui: Edital para o processo seletivo Botânica e natureza para artistas

O cadastramento de pessoas interessadas em participar do processo estará disponível nesta página a partir das 20h (horário de Brasília) nesta mesma página. 

O processo seletivo para o curso permanece aberto

Leia com atenção: Se você tem interesse em participar do processo seletivo, preencha o formulário a seguir, encaminhe seu currículo e portfólio. A seleção seguirá os preceitos estabelecidos no edital e o preenchimento deste cadastro não garante sua vaga. Recomendamos que preenchimento deste formulário seja realizado através de um computador, notebook ou tablet. Não garantimos que o formulário esteja disponível para preenchimento por celulares e smartphones.

Cadastramento no processo seletivo para o curso presencial Botânica e natureza para artistas

Se não tiver currículo on-line, coloque o arquivo em formato PDF em um drive e compartilhe o link aqui

Se não tiver portfólio on-line, coloque o arquivo em formato PDF em um drive e compartilhe o link aqui

Seu cadastro foi enviado com sucesso.

Bolsista contemplada

Declaramos, em 21 de fevereiro de 2022, que Ana Helena Santos Tokutake é a pessoa contemplada com a bolsa de estudos e foi a primeira a cumprir todos os preceitos exigidos pelo edital.

EB_logo