Introdução à Botânica: aquecimento para o curso :)

Um curso que vai mudar sua visão sobre as plantas

Olá,

Seja bem vinda e bem vindo ao curso Introdução à Botânica. Me chamo Anderson Santos e este é nosso primeiro contato. Teremos um semestre de muito aprendizado e partilha, onde vamos estudar diversos assuntos relacionados à Botânica e natureza. Estou bastante animado com  o início das aulas!

Nosso curso inicia oficialmente nos dias 02 e 03 de fevereiro de 2021. Conforme o calendário apresentado a seguir, você pode escolher que dia prefere participar dos encontros ao vivo (terças ou quartas). Este contato tem a intenção de criar mais familiaridade com a dinâmica do curso e caso você queira, já começar os estudos. Ressalto que esse conteúdo aqui compartilhado é complementar ao curso, ou seja, um prévio contato de "aquecimento" para o longo semestre de estudos que teremos juntos. Os assuntos compartilhados nesta página são complementares ao curso, ou seja, se você não tiver oportunidade de ver, não tem problema, pois isso não vai afetar seu desenvolvimento ou as atividades já previstas em nosso calendário.

Nos dias 02 e 03 de fevereiro teremos nosso primeiro encontro ao vivo, o encontro de abertura do módulo 1, e será transmitido via Zoom, das 18:30h às 20h (horário de Brasília). Como dito anteriormente, você escolhe o melhor dia para participar. O conteúdo apresentado nos dois dias será igual, portanto, não há necessidade de acompanhar os dois dias. Próximo a data do encontro vamos te enviar o link de acesso, pelo e-mail e pelo canal de notificações do Telegram.

 

Canal de notificações no Telegram: Através do canal do Telegram você receberá nossos lembretes, links para os encontros ao vivo, dicas de leitura, artigos e muito mais. Você pode entrar e sair quando quiser. Para acessar é necessário ter instalado em seu celular o aplicativo Telegram. Após ter instalado o aplicativo no celular, clique nos links a seguir (através do celular) e terá acesso automático ao canal. Caso decida sair do canal, o acesso é livre. Neste canal não há interação entre as pessoas e servirá como um canal para receber nossas notícias. 

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO CANAL DE NOTIFICAÇÕES NO TELEGRAM

 

Grupo de estudantes no Telegram: Aqui você pode conhecer os demais participantes do curso, trocar ideias, esclarecer dúvidas e divulgar seus projetos e assuntos relacionados à Botânica e natureza. O professor não participa deste grupo, mas nele você encontrará os demais participantes que estão inscritos neste primeiro semestre de 2021. 

 

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE ESTUDANTES NO TELEGRAM

Roteiro de estudos

A seguir está o roteiro de estudos para as próximas duas semanas que antecedem o início do curso como forma de integração com os temas abordados. A ideia é que você dedique um tempo semanal para estudar os assuntos. Nessas duas primeiras semanas, o roteiro de estudos é mais simplificado, pois ele não contém as videoaulas que receberá à partir do dia 02 de fevereiro. Lembre-se que estamos em um "pré-aquecimento".

De forma mais simplificada sugiro que você faça a leitura de um artigo por semana e, à partir dele, faça anotações, pesquisas na internet e que deixe registrado em seu caderno de estudos tudo aquilo que vier a mente sobre o tema sugerido. Faça seus desenhos, ilustrações, resumos e utilize o máximo de ferramentas para registrar o que está sendo compartilhado.

Como sugestão de estudos para as próximas semanas, deixo aqui a indicação de dois artigos, dois vídeos e dois livros. Veja que a indicação dos livros é apenas como caráter informativo, não havendo a obrigatoriedade de comprar livros para participar do curso.

Desejo que esses dois temas te cativem e representem um bom início para nossas atividades.

Bons estudos e até dia 02 e 03.

Anderson Santos

Semana 1: Como é nossa relação com as plantas?

Para semana 1 indico a leitura do artigo Mas de que te serve saber botânica?, que apresenta um panorama sobre o fato de, na atualidade, sermos uma sociedade que sabe pouco sobre plantas. Se você tiver interesse em ampliar mais este assunto, deixo a indicação do livro Revolução das plantas de autoria de Stefano Mancuzo. Ressalto que a indicação de livros é em caráter de ampliação dos temas abordados, não sendo obrigatória a aquisição dos mesmos para que possamos dar continuidade nos estudos.

Artigo para leitura: Mas de que te serve saber botânica?

Clique aqui para ler

Vídeo: O que é cegueira botânica?

Livro: Revolução das plantas

Autor: Stefano Mancuso

Editora: Ubu Editora

Para Stefano Mancuso, o verdadeiro potencial para a solução dos problemas que nos afligem está nas plantas. Sua autonomia energética, ligada a uma arquitetura cooperativa, distribuída, sem centros de comando, faz delas seres vivos capazes de resistir a repetidos eventos catastróficos e de se adaptar com rapidez a enormes mudanças ambientais. Ao revelar a capacidade das plantas de aprender, memorizar e se comunicar, o cientista fundador da neurobiologia vegetal propõe um novo modelo para pensar o futuro da tecnologia, da ecologia e dos sistemas políticos.

Onde encontrar? Comprando pelo site da Ubu Editora, os alunos da Escola de Botânica têm 20% de desconto. Basta inserir o código ububotanica no momento de finalizar a compra. Link direto aqui.

Semana 2: A diversidade de plantas no Brasil
 

Para semana 2 indico a leitura da reportagem A maior diversidade de plantas do mundo, apresenta dados sobre o número de plantas existentes no Brasil. Se você tiver interesse em ampliar mais este assunto, deixo a indicação de outro artigo publicado no fim do ano passado que atualiza os dados da Flora do Brasil. O artigo faz parte da Revista científica recém lançada A flora e recomendo acompanharem as publicações que são gratuitas através do site (https://www.revista-aflora.com.br/). O artigo que indico é Flora do Brasil 2020 e o link direto está disponível a seguir. Para este segundo assunto, deixo a revista como indicação, ao invés de um livro.  

Artigo para leitura: A maior diversidade de plantas do mundo

Clique aqui para ler

Artigo para leitura: Flora do Brasil 2020

Clique aqui para ler

Vídeo: Flora do Brasil 10 anos

Escola_de_Botanica_logo_branco.png

E-mail de contato

[email protected]

Redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Atendimento

A Escola de Botânica está fechada durante a quarentena. Estamos trabalhando em casa e para falar conosco entre em contato através do

e-mail [email protected]

Atendimento por e-mail de segunda a sexta.

Dúvidas sobre cursos

Escreva para [email protected]
 

Endereço

Rua Fortunato, 125, Santa Cecília

CEP: 01224-030 • São Paulo • SP

A Escola de Botânica está temporariamente fechada devido a pandemia. Estamos trabalhando em casa. Entre em contato conosco através do e-mail ou pelas redes sociais. Atendimento de segunda a sexta.

Canal de notícias no Telegram

https://t.me/ebotanica

Covid-19

Copyright© 2020 por Escola de Botânica • CNPJ: 26.797.455/0001-73