
Patrícia Dijigow
3 de abr. de 2025
Conheça o realismo dos mosaicos de papel desta artista britânica
Nascida em 14 de maio de 1700 em Coulston (Reino Unido), Mary Delany ficou conhecida por suas detalhadas e realistas colagens em papel que se assemelham a aquarelas e ilustrações botânicas, que ficaram conhecidas como “mosaicos de papel”.

Delany iniciou suas colagens aos 71 anos de idade, e produziu 985 peças sobrepondo diversas camadas de papel cortado à mão sobre fundos pretos. Sua arte trazia uma extrema precisão científica, valorizada tanto pela estética quanto pela contribuição ao estudo da Botânica.
Mary Delany foi membro da Blue Stockings Society - que foi um movimento cultural e educacional informal de mulheres na Inglaterra. A sociedade, fundada em 1750 teve início como um grupo de discussão literária e foi um grande passo frente às tradicionais atividades femininas da época.

Mary Delany já revelava seus talentos artísticos em outras práticas, como bordado, desenho e pintura, muito antes de iniciar a fazer as colagens. Após ficar viúva pela segunda vez em 1768, ela se aproximou da Duquesa de Portland Margaret Bentinck, frequentando sua residência e compartilhando um interesse comum pela Botânica. Juntas, as amigas coletaram exemplares vegetais para estudos, que foram incentivados pelos botânicos Joseph Banks e Daniel Solander.
Além da técnica inovadora, as colagens de Mary Delany revelam uma enorme precisão de detalhes: para compreender as plantas, a artista dissecava exemplares para melhor compreender suas estruturas, e as recriou a partir de pequenos pedaços recortados de papel colorido. Cada parte era construída isoladamente, sobreposta a outros recortes de tonalidades distintas para simular efeitos de sombra, luz e dimensão. As colagens eram montadas sobre fundo preto, para destacar melhor os detalhes.
© The Trustees of the British Museum (CC BY-NC-SA 4.0)
Atualmente, as obras de Mary Delany podem ser apreciadas na Galeria da Ilustração do Museu Britânico, em Londres, além de outras instituições como a Royal Collection e a National Gallery of Ireland, em Dublin.
A exposição intitulada "O Mundo Botânico de Mary Delany e Georgie Hopton: uma Arranjo Doméstico" está em exibição até 15 de junho de 2025 no No.1 Royal Crescent, em Bath, Reino Unido. A exposição combina as colagens botânicas do século XVIII de Mary Delany com obras contemporâneas da artista Georgie Hopton. Os trabalhos são apresentados em um ambiente decorado com papéis de parede e tecidos desenhados por Hopton em colaboração com a Rapture & Wright.

Chamada Flora Delanica, a coleção de obras de Mary Delany foi organizada em dez álbuns e foi legada ao Museu Britânico em 1897 pela sobrinha-neta do artista, Augusta Hall.
O Museu Britânico disponibiliza uma coleção digital que pode ser visitada remotamente aqui.
Mary Delany faleceu aos 87 anos, em 15 de abril de 1788 e suas obras permanecem encantando as novas gerações pela riqueza de detalhes, beleza e precisão das composições.

Referências:
https://www.britishmuseum.org/blog/late-bloomer-exquisite-craft-mary-delany
https://www.torch.ox.ac.uk/article/investigating-the-collaging-techniques-of-mary-delany