Os usos das plantas: aquecimento para o curso :)

A história das plantas e seus usos pela humanidade

Olá, 

Seja bem vinda e bem vindo ao curso Os usos das plantas. Me chamo Patrícia Dijigow e este é nosso primeiro contato. Teremos um semestre de muito aprendizado e partilha, onde vamos estudar diversos aspectos dos usos das plantas pela humanidade. Estou muito animada com o início das aulas!

Nosso curso inicia oficialmente no dia 04 de fevereiro de 2021. Este contato tem a intenção de criar mais familiaridade com a dinâmica do curso e caso você queira, já começar os estudos. Ressalto que esse conteúdo aqui compartilhado é complementar ao curso, ou seja, um prévio contato de "aquecimento" para o longo semestre de estudos que teremos juntos. Os assuntos compartilhados nesta página são complementares ao curso, ou seja, se você não tiver oportunidade de ver, não tem problema, pois isso não vai afetar seu desenvolvimento ou as atividades já previstas em nosso calendário. 

No dia 04 de fevereiro teremos nosso primeiro encontro ao vivo, o encontro de abertura do módulo 1, e será transmitido via Zoom, das 18:30h às 20h (horário de Brasília). Próximo a data do encontro vamos te enviar o link de acesso, pelo e-mail e pelo canal de notificações do Telegram.

 

Através do canal do Telegram você receberá nossos lembretes, links para os encontros ao vivo, dicas de leitura, artigos e muito mais. Você pode entrar e sair quando quiser. Para acessar é necessário ter instalado em seu celular o aplicativo Telegram. Após ter instalado o aplicativo no celular, clique no link a seguir (através do celular) e terá acesso automático ao canal. Caso decida sair do canal, o acesso é livre.

Canal de notificações no Telegram: Através do canal do Telegram você receberá nossos lembretes, links para os encontros ao vivo, dicas de leitura, artigos e muito mais. Você pode entrar e sair quando quiser. Para acessar é necessário ter instalado em seu celular o aplicativo Telegram. Após ter instalado o aplicativo no celular, clique nos links a seguir (através do celular) e terá acesso automático ao canal. Caso decida sair do canal, o acesso é livre. Neste canal não há interação entre as pessoas e servirá como um canal para receber nossas notícias. 

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO CANAL DE NOTIFICAÇÕES NO TELEGRAM

Grupo de estudantes no Telegram: Aqui você pode conhecer os demais participantes do curso, trocar ideias, esclarecer dúvidas e divulgar seus projetos e assuntos relacionados à Botânica e natureza. O professor não participa deste grupo, mas nele você encontrará os demais participantes que estão inscritos neste primeiro semestre de 2021. 

 

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE ESTUDANTES NO TELEGRAM

Roteiro de estudos

A seguir está o roteiro de estudos para as próximas duas semanas que antecedem o início do curso como forma de integração com os temas abordados. A ideia é que você dedique um tempo semanal para estudar os assuntos. Nessas duas primeiras semanas, o roteiro de estudos é mais simplificado, pois ele não contém as videoaulas que receberá à partir do dia 04 de fevereiro. Lembre-se que estamos em um "pré-aquecimento". 

De forma mais simplificada sugiro que você faça a leitura de um artigo por semana e, à partir dele, faça anotações, pesquisas na internet e que deixe registrado em seu caderno de estudos tudo aquilo que vier a mente sobre o tema sugerido. Faça seus desenhos, ilustrações, resumos e utilize o máximo de ferramentas para registrar o que está sendo compartilhado. 

Como sugestão de estudos para as próximas semanas, deixo aqui a indicação de dois artigos e dois livros. Veja que a indicação dos livros é apenas como caráter informativo, não havendo a obrigatoriedade de comprar livros para participar do curso. 

Desejo que esses dois temas te cativem e representem um bom início para nossas atividades.

Bons estudos e até dia 04.

Patrícia Dijigow. 

Semana 1
 

Para semana 1 indico a leitura do artigo Simbolismo das Árvores, que traz diversas atribuições e significados das árvores em diferentes culturas. Se você tiver interesse em ampliar mais este assunto, deixo a indicação do livro A vida secreta das árvores de autoria de Peter Wohlleben. Ressalto que a indicação de livros é em caráter de ampliação dos temas abordados, não sendo obrigatória a aquisição dos mesmos para que possamos dar continuidade nos estudos. 

Artigo para leitura: Simbolismo das Árvores

Clique aqui para ler

Livro: A vida secreta das árvores

Autor: Peter Wohlleben 

Editora: Sextante

E se tudo o que você sempre pensou saber a respeito das árvores estivesse errado? E se, apesar de tão diferentes de nós, descobríssemos que elas compartilham diversas características dos humanos? Nos últimos anos a ciência tem comprovado que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Assim como nós, elas se comunicam, mantêm relacionamentos, formam famílias, cuidam dos doentes e dos filhos, têm memória, defendem-se de agressores e competem ferozmente com outras espécies – às vezes, até com outras árvores da mesma espécie. Algumas são naturalmente solitárias, enquanto outras só conseguem viver plenamente se fizerem parte de uma comunidade. E, assim como nós, cada uma se adapta melhor a determinado ambiente. Em A vida secreta das árvores, o engenheiro florestal alemão Peter Wohlleben alia seus 20 anos de experiência às últimas descobertas científicas para examinar o dia a dia desses seres fantásticos. Com um ponto de vista surpreendente e inovador, o livro se tornou um fenômeno na Alemanha, entrou para a lista de mais vendidos do The New York Times e teve seus direitos negociados para 18 países. Essa viagem fascinante pela vida das árvores e florestas é um convite a repensarmos nossa relação com a natureza.

Onde encontrar? Livro disponível em diversas livrarias e sebos. Pesquise em vários lugares para encontrar os melhores preços. É possível adquirir direto na Editora Sextante. Link direto aqui.

Vídeo: Como árvores conversam entre si por uma rede subterrânea

Semana 2
 

Para semana 2 indico a leitura do artigo Culturas da saúde, que aborda conhecimentos regionais sobre plantas terapêuticas. Se você tiver interesse em ampliar mais este assunto, deixo a indicação do livro Plantas e Civilização, Fascinantes histórias da etnobotânica de autoria de Luiz Mors Cabral. Ressalto que a indicação de livros é em caráter de ampliação dos temas abordados, não sendo obrigatória a aquisição dos mesmos para que possamos dar continuidade nos estudos. 

Artigo para leitura: Culturas da saúde

Clique aqui para ler

Livro: Plantas e Civilização. Fascinantes Histórias da Etnobotânica

Autor: Luiz Mors Cabral

Editora: Edições de Janeiro

Em Plantas e civilização: fascinantes histórias da etnobotânica, Luiz Mors Cabral – professor de bioquímica e biologia da UFF – nos convida a conhecer as surpreendentes e intrigantes histórias de diversas plantas. Nessa grande viagem através do tempo e do mundo, passamos pela linda planta que intoxicou Van Gogh, pela cabaça e seu curioso uso na Nova Guiné, por uma pequena e desconhecida vagem que deu origem ao formato mundialmente conhecido de coração e até mesmo pela árvore que gerou uma das batalhas mais difíceis da Segunda Guerra. Um texto cativante traz para perto dos “não cientistas” as interessantes origens e curiosidades dos alimentos que consumimos e que não devem passar despercebidas. Esse livro é sobre isso: plantas e suas histórias. E quem se dispõe a ouvir o que as elas dizem descobre muito mais do que esperava.

Onde encontrar? Livro disponível em diversas livrarias e sebos. Pesquise em vários lugares para encontrar os melhores preços. É possível adquirir direto na Editora Edições de Janeiro. Link direto aqui.

Vídeo: Plantas Medicinais Brasileiras - Um Saber Ameaçado

Escola_de_Botanica_logo_branco.png

E-mail de contato

[email protected]

Redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Atendimento

A Escola de Botânica está fechada durante a quarentena. Estamos trabalhando em casa e para falar conosco entre em contato através do

e-mail [email protected]

Atendimento por e-mail de segunda a sexta.

Dúvidas sobre cursos

Escreva para [email protected]
 

Endereço

Rua Fortunato, 125, Santa Cecília

CEP: 01224-030 • São Paulo • SP

A Escola de Botânica está temporariamente fechada devido a pandemia. Estamos trabalhando em casa. Entre em contato conosco através do e-mail ou pelas redes sociais. Atendimento de segunda a sexta.

Canal de notícias no Telegram

https://t.me/ebotanica

Covid-19

Copyright© 2020 por Escola de Botânica • CNPJ: 26.797.455/0001-73