top of page

Clube de Botânica

Um clube de leitura sobre plantas, ciência e natureza

Caminhar e aprender (2).png

Um clube de leitura sobre plantas, ciência e natureza

O Clube de Botânica é um clube de leitura on-line criado para quem deseja refletir sobre a relação entre seres humanos e plantas a partir de uma perspectiva botânica, científica, cultural e sensível.

Mais do que estudar conteúdos, o Clube é um espaço para ler juntos, conversar, trocar experiências, cultivar presença e ampliar o olhar sobre o mundo vegetal que sustenta a vida. Aqui, as plantas e a natureza não aparecem como pano de fundo, mas como protagonistas da história, da cultura, da ciência e do cotidiano.

 

Diferente de um curso, oficina ou formação profissional, o Clube de Botânica é uma comunidade de leitura e diálogo, orientada pelo biólogo e botânico Anderson Santos, fundador da Escola de Botânica.

Próxima turma: início em 10 de agosto de 2026

O Clube acontece ao longo de 5 encontros (um por mês), cada um guiado pela leitura de um livro. As obras funcionam como ponto de partida para as conversas, reflexões e atravessamentos do mês.

As leituras não são obrigatórias. Cada participante escolhe o quanto deseja se aprofundar. O Clube é, antes de tudo, um convite ao encantamento, à escuta e à construção coletiva de sentidos. É de responsabilidade de cada pessoa participante providenciar os livros, seja em formato físico ou digital. 

Ao longo do semestre, caminharemos entre ciência e imaginação, cultura e biodiversidade, política e poesia, criando um espaço fértil para pensar o tempo em que vivemos.

Como funciona o Clube de Botânica?

  • Cada encontro é orientado por um livro

  • Os encontros são mediadores de conversa, não aulas expositivas

  • Há espaço para troca, escuta e perguntas

  • O Clube não tem avaliações, provas ou obrigatoriedades

  • Cada pessoa constrói sua própria experiência de leitura

Livros do ciclo 2026-II

Fitópolis - 10/08 - gravação disponível

Stefano Mancuso | Ubu Editora

Um novo olhar sobre as cidades. Mancuso propõe imaginar espaços urbanos inspirados na inteligência das plantas, mostrando como a natureza pode transformar a forma como planejamos, habitamos e convivemos nas cidades. Um encontro para discutir cidades mais resilientes, infraestrutura verde, biodiversidade urbana e o papel das plantas na construção de futuros possíveis.

A ciência encantada de jurema - 14/09

Marcelo Leite | Fósforo Editora

Uma investigação sobre uma das plantas mais simbólicas das Américas. A partir da jurema, Marcelo Leite aproxima ciência, história e saberes tradicionais, revelando como diferentes formas de conhecimento podem dialogar sem perder sua singularidade. O encontro propõe uma conversa sobre etnobotânica, povos tradicionais, ciência, espiritualidade e as múltiplas maneiras de compreender o mundo vivo.

O meu quintal é maior do que o mundo - 19/10

Manoel de Barros | Alfaguara

Uma pausa para cultivar o encantamento. Em sua poesia, Manoel de Barros desloca nosso olhar para aquilo que costuma passar despercebido, revelando a grandeza das pequenas coisas, das plantas, dos animais e das paisagens aparentemente comuns. Vamos conversar sobre imaginação, linguagem, natureza e como a literatura pode ampliar nossa forma de perceber e habitar o mundo.

O desejo dos outros: uma etnografia dos sonhos yanomami - 16/11

Hanna Limulja | Ubu Editora

Uma reflexão profunda sobre os encontros entre mundos distintos. A partir de sua experiência antropológica junto ao povo Yanomami, Hanna Limulja investiga como desejos, expectativas e formas de existir se transformam no contato entre diferentes cosmologias. O encontro discutirá alteridade, antropologia, povos indígenas e os desafios de construir relações mais cuidadosas entre diferentes modos de vida.

A trama da vida: como os fungos constroem o mundo - 07/12

Merlin Sheldrake | Fósforo Editora

Uma viagem pelo universo invisível dos fungos e suas redes de relações. Sheldrake revela como esses organismos conectam florestas, transformam ecossistemas e desafiam nossas ideias sobre inteligência, individualidade e cooperação. Encerramos o semestre refletindo sobre interdependência, redes ecológicas, simbiose e as novas perspectivas que a biologia oferece para compreender a vida na Terra.

Anderson Santos

seu orientador no Clube de Botânica

Mestre em biodiversidade vegetal e Meio Ambiente, formado pelo Instituto de Botânica de São Paulo, Anderson atua na área de pesquisa científica botânica e ensino há mais de 20 anos. Trabalhou no Instituto de Botânica e Jardim Botânico de São Paulo como colaborador e também como professor do Ensino de botânica em escolas e universidades. Já realizou mais de 100 expedições por diversas localidades do Brasil, estudando principalmente a flora da Mata Atlântica e Cerrado. Idealizador e fundador da Escola de Botânica, já lecionou para milhares de estudantes . É apresentador do programa de natureza Terra Brasil, transmitido pela TV Cultura e disponível no Amazon Prime Video.

  • Instagram
  • LinkedIn
anderson.jpeg

Encontros on-line

Clube de Botânica – On-line

Segundas-feiras, das 19h às 21h (horário de Brasília)

Datas: 10/08, 14/09, 19/10, 16/11 e 07/12

Os encontros acontecem ao vivo via Google Meet. Todas as transmissões são gravadas e disponibilizadas em área restrita no site da Escola de Botânica.

O acesso às gravações fica disponível até 13 de fevereiro de 2027, independentemente da data de inscrição.

​Investimento: R$ 249,00

Participe ao vivo dos próximos encontros

O primeiro encontro já aconteceu e foi gravado. Ao se inscrever, você recebe acesso imediato ao primeiro encontro, além do link para participar dos próximos encontros ao vivo, caso queira. Todos os encontros ficam gravados. 

Em caso de dúvidas, escreva para plantas@escoladebotanica.com.br.

Para quem é o Clube de Botânica?

Para todas as pessoas interessadas em plantas, ciência, natureza, cultura e leitura.
O conteúdo é destinado a maiores de 18 anos e não exige formação prévia.

Como vou conseguir acessar as leituras?

A obtenção dos livros e leituras indicadas para o ciclo de estudos é de responsabilidade de cada pessoa participante. A Escola de Botânica indica locais onde é possível obter os livros. A inscrição no Clube de Botânica não inclui o acesso ou envio dos livros indicados. 

Tem certificado?

Sim. O certificado de participação pode ser solicitado mediante a conclusão de visualização dos encontros. Por não se tratar de um curso, o certificado atesta a participação e o número de encontros realizados.

 

E se eu não puder participar ao vivo?

A participação ao vivo é recomendada, pois é na troca que os encontros ganham vida. Caso não seja possível participar ao vivo, as gravações ficarão disponíveis na área de estudos até 3 de agosto de 2026, com acesso individual e intransferível. 

 

Política de cancelamento

O cancelamento pode ser solicitado até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja feita antes das 48 horas (dias úteis) que antecedem o primeiro encontro. Não realizamos troca ou transferência para outras atividades.

 

Dúvidas?

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail plantas@escoladebotanica.com.br (atendimento de segunda a sexta, em horário comercial).

O que já lemos até aqui

Confira os livros que já foram temas dos encontros do Clube de Botânica.

bottom of page