Limão-siciliano: o limão verdadeiro

O limoeiro (Citrus x limon) é originário do sudeste da Ásia. Adaptou-se tão bem na região da Sicília, que seu fruto ganhou o nome popular de limão-siciliano. O limoeiro é uma árvore perene que atinge até 6 metros de altura, com galhos ramificados, folhas alternas, ovais e serrilhadas. As flores geralmente brancas são muito perfumadas e agrupadas em cachos. Os frutos apresentam casca grossa e amarela, de formato alongado. Pode ser reproduzido por estaquia dos galhos, e aprecia solo arenoso e bem adubado, sendo cultivado em regiões de clima quente ou temperado.



Sua história na antiguidade é pouco evidente pela falta de registros paleobotânicos e de descrições ou desenhos detalhados que não deixassem dúvidas quanto à sua identificação. Teofrasto (pai da Botânica e aluno de Aristóteles) foi o responsável pelas primeiras descrições precisas do limão-siciliano para fins terapêuticos. Considerado uma panaceia para problemas infecciosos, o limão destaca-se por suas ações antisséptica, antirreumática, antibacteriana, antioxidante e antitérmica. Seu óleo essencial, rico em limoneno, é extraído das cascas por prensagem a frio e é muito utilizado para melhorar a concentração e aumentar a disposição. O limão era muito popular na ornamentação dos jardins islâmicos do Mediterrâneo.


Em 1742, foi adotado pela Marinha Inglesa para combater o escorbuto (causado pela falta de ácido ascórbico - a vitamina C) porém foi apenas no século XX que a ciência descobriu e reconheceu essa substância ativa como a preventiva da doença. O limão-siciliano chegou à América trazido pelos missionários espanhóis e se tornou popular no Brasil durante a gripe espanhola (epidemia de 1918), quando atingiu valores exorbitantes. Os demais frutos também conhecidos por limão no Brasil são na verdade limas ácidas: Limão-taiti (Citrus × latifolia), Limão-galego (Citrus x aurantiifolia) e limão-cravo (Citrus x limonia) - todos frutos de limeiras. Por este motivo, para a Botânica (e também aromaterapia), o limão-siciliano é considerado o limão verdadeiro.

#limão #Citrusxlimon #plantasaromáticas #limoeiro

52 visualizações
Escola_de_Botanica_logo_branco.png

E-mail de contato

contato@escoladebotanica.com.br

Redes sociais

Atendimento

A Escola de Botânica está fechada durante a quarentena. Estamos trabalhando em casa e para falar conosco entre em contato através do

e-mail flores@escoladebotanica.com.br

e garantimos um retorno em até 24 horas.  

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Endereço

Estamos mudando de endereço e continuaremos na Santa Cecília • São Paulo • SP

A Escola de Botânica está temporariamente fechada devido a pandemia. Estamos trabalhando em casa. Entre em contato conosco através do e-mail ou pelas redes sociais. 

Copyright© 2020 por Escola de Botânica • CNPJ: 26.797.455/0001-73