Paleobotânica e os fósseis de plantas

Atualizado: Jun 17


Paleobotânica é uma área das Ciências Biológicas, que dentro da paleontologia estuda os fósseis de origem vegetal, também chamados fitofósseis (do grego fito = plantas; latim fossillis = extraído da terra).


Os fitofósseis são partes, fragmentos mineralizados ou ainda vestígios de plantas que existiram há milhares ou milhões de anos atrás, e que são evidências da história da vida na Terra.


A paleobotânica estuda principalmente os fósseis do Reino Plantae ou seja: as plantas, mas também pesquisa fósseis dos Reinos Monera (bactérias e cianobactérias), Fungi (fungos) e Reino Protista (protozoários e algumas algas unicelulares), pois historicamente estes organismos eram classificados e estudados pela Botânica.


Os estudos científicos desses fósseis nos ajudam a compreender a origem, evolução e diversificação das plantas através do tempo (marcado em idades geológicas).

A presença de organismos vegetais é indício de mudanças radicais tanto no solo como na atmosfera, assim como a interação dessas plantas com outros seres que habitavam esses ecossistemas antigos. Ao estudá-los é possível compreender melhor como era nosso planeta muito antes de outros grandes grupos de plantas e animais surgirem e como eram as relações entre esses seres: as chamadas paleocomunidades.


A identificação e catalogação dos fósseis permite determinar mudanças climáticas, avanços e retrocessos de florestas e a disponibilidade de alimentos nas diferentes era geológicas - e como todos esses fatores interferiram e contribuíram para a formação da flora e da fauna que conhecemos hoje em dia.


Como ciência, a Paleobotânica teve início com o botânico e geólogo francês Adolphe Brongniart (1801-1876), pioneiro nos estudos de morfologia e fisiologia das plantas fósseis e considerado o pai da Paleobotânica, por iniciar estudos científicos da anatomia comparada de vegetais viventes e fósseis.


Por: Patrícia Dijigov


#escoladebotânica #paleobotânica #fitofossil #estudo #aulaaovivo #botanica

0 visualização
Escola_de_Botanica_logo_branco.png

E-mail de contato

contato@escoladebotanica.com.br

Redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Atendimento

A Escola de Botânica está fechada durante a quarentena. Estamos trabalhando em casa e para falar conosco entre em contato através do

e-mail flores@escoladebotanica.com.br

Atendimento por e-mail de segunda a sexta.

Endereço

Rua Fortunato, 125, Santa Cecília

CEP: 01224-030 • São Paulo • SP

A Escola de Botânica está temporariamente fechada devido a pandemia. Estamos trabalhando em casa. Entre em contato conosco através do e-mail ou pelas redes sociais. Atendimento de segunda a sexta.

Copyright© 2020 por Escola de Botânica • CNPJ: 26.797.455/0001-73