top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Tomilho: um ingrediente do Oriente

Atualizado: 24 de ago. de 2021

O tomilho é um subarbusto aromático da família botânica Lamiaceae, nativo da da região do Mediterrâneo, onde cresce espontaneamente em encostas áridas e quentes. Seu nome científico é Thymus vulgaris: do grego “Thymos” (oferecer através da queima) e “vulgaris” (de presença frequente).

Tomilho
Tomilho

Apresenta folhas perenes pequenas, lineares ou lanceoladas e sua inflorescência tem coloração rosada ou esbranquiçada. Sua altura atinge em média 45 cm.

Pode ser cultivado em canteiros ou vasos isolados, ou em hortas combinado com plantas de alturas diferentes, pois ajudará a proteger o solo e inibir o crescimento de outras ervas concorrentes, além de afastar insetos considerados pragas.

Seu cultivo se destina tanto para o uso como tempero como para a extração de óleo essencial, que dependendo de vários fatores ambientais e colheita, pode apresentar quimiotipos diferentes: o cineol de características estimulantes, digestivas, analgésicas e fortalecedoras da imunidade e o quimiotipo timol de grande poder antisséptico e utilizado contra as afecções pulmonares. As propriedades do timol incluíram a erva como ingrediente fundamental na formulação de enxaguantes bucais e produtos dentários. O tomilho também é muito utilizado como matéria prima da perfumaria.


Flores e inflorescências do tomilho
Flores e inflorescências do tomilho.

É um dos ingredientes básicos da culinária do Oriente, onde combinado com outras ervas compõe a masala chamada za'atar.


Na fitoterapia, as folhas do tomilho são conhecidas por suas propriedades antissépticas, tônicas, antiespasmódicas, expectorantes e vermífugas.


Na década de 1600, já era descrito pelo herborista Nicholas Culpeper como “nobre fortalecedor dos pulmões”. De efeito revigorante e tônico, o tomilho é muito popular por sua atuação no sistema respiratório.


Seu uso mais antigo data de um papiro: os egípcios usavam o tomilho como medicamento e também para embalsamar as múmias, evidenciando suas propriedades de conservação.

Já os romanos eram adeptos dos banhos de imersão com tomilho para trazer vigor, queimavam ramos em suas tradições e produziam queijos e bebidas alcoólicas à base da erva.


Por: Patrícia Dijigow


1.071 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page