Herbário: processos de secagem e conservação de folhas e outras partes de plantas

Herbário – do latim herbarium – é o nome empregado para designar uma coleção de plantas ou de fungos, ou de parte desses organizados de forma técnica e cientificamente preservados. Os herbários são utilizados para estudos da flora ou fungos de uma determinada região, país ou continente, com enfoque em questões científicas da botânica como morfologia, taxonomia, biogeografia, história e outros campos do conhecimento sobre plantas.

Através dos herbários é possível acessar informações sobre a biodiversidade de uma determinada região, saber o estado de conservação das espécies (se uma espécie de planta está em risco de extinção, por exemplo) e ainda servem como referência para diversos estudos de outras áreas do conhecimento científico.

Nos últimos anos, o crescente interesse mundial por plantas têm despertado o olhar de muitos para as plantas secas e prensadas. Atualmente são encontrados no mercado diversos produtos utilizando partes de plantas secas. As técnicas científicas de conservação de plantas são as mais eficientes para conservação de plantas secas e prensadas.

No encontro Herbário: processos de secagem e conservação de folhas e outras partes de plantas serão apresentadas as metodologias e procedimentos tradicionais utilizados nos herbários científicos para que as técnicas possam ser transferidas para o dia a dia, seja para elaboração de um herbário científico ou até mesmo para produzir objetos de decoração como quadros com folhas secas e qualquer outra aplicação criativa.

CONTEÚDO E PROGRAMAÇÃO

  • História dos herbários;
  • Como realizar coletas de plantas;
  • Processos e técnicas de herborização;
  • Montagem de estufa para secagem de plantas;
  • Montagem de exsicatas (pastas com plantas secas);
  • Como evitar o ataque de fungos e insetos;
  • Organização de uma coleção de herbário;
  • Como manusear plantas secas.

 

Anderson Santos

O biólogo e botânico Anderson Santos, Mestre em biodiversidade vegetal e Meio Ambiente, formado pelo Instituto de Botânica de São Paulo, atua na área de pesquisa científica botânica e ensino desde 2003. Atuou durante 8 anos no Instituto de Botânica e Jardim Botânico de São Paulo como colaborador científico em diversos projetos. Além das diversas atividades no universo científico, atua como professor do Ensino de botânica desde 2003. Orientou diversos trabalhos de pesquisa e iniciação científica na área. Participou de inúmeras expedições científicas percorrendo diversas localidades brasileiras, estudando principalmente a flora e ambientes da Mata Atlântica e Cerrado do Sudeste.

Idealizador e fundador da Escola de Botânica, lecionou para mais de 3.500 estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Cursos Técnicos, Cursos Livres e o Ensino Universitário. É apresentador do programa de natureza Terra Brasil, transmitido pelos canais de TV Animal Planet, Discovery Channel e BBC Earth.

Faça sua inscrição

Atividade presencial

Datas: 29 de Janeiro de 2018 (segunda das 14 às 17h) e 06 de Fevereiro de 2018 (terça das 18:30 às 21:30h)
Local: Escola de Botânica • Av. Angélica, 501, Santa Cecília, São Paulo, SP
Número de vagas: 15 (quinze)
Valor: R$ 180,00 • está incluso: participação na atividade + itens para realização e montagem de uma amostra botânica

Condições gerais: O cancelamento ou desistência após 7 dias de realização da reserva da vaga implica em taxa de 10% do valor pago, relativo a taxas de emissão de boleto. Cancelamentos realizados após 7 dias da reserva da vaga terão reembolso de 50% do valor pago. Cancelamentos realizados no dia do encontro não terão reembolso. Caso não haja o número mínimo de inscritos até a véspera da atividade, a mesma será adiada ou cancelada, todos os inscritos notificados e reembolsados integralmente. É necessário realizar a inscrição antecipadamente para garantir sua vaga e a disponibilidade de materiais.

Para se inscrever clique no botão do sistema boletobancário.com a seguir, preencha os dados na página do sistema boleto bancário e realize o pagamento. Boleto nominal à Anderson Luiz dos Santos. Para receber a confirmação da inscrição é necessário encaminhar o comprovante de pagamento para flores@escoladebotanica.com.br

Turma do dia 29 de Janeiro de 2018 (14 às 17h): VAGAS ESGOTADAS!

Para se inscrever para a turma do dia 06 de Fevereiro de 2018 (18:30 às 21:30h) clique no botão a seguir: