sáb., 25 de nov.

Escola de Botânica

Horta em pequenos espaços

Venha colocar a mão na terra, em uma atividade de conexão total com a natureza, cultivando alimentos e temperos.

As vagas estão esgotadas
Acesse outros cursos
Horta em pequenos espaços

Horário e local

25 de nov. de 2023, 09:00 – 13:00 BRT

Escola de Botânica, R. João Elías Saada, 105 - Pinheiros, São Paulo - SP, 05427-050, Brasil

Convidados

Sobre o evento

O intuito do curso é inspirar as pessoas a cultivar plantas comestíveis em qualquer espaço, nem que seja em um vasinho para integrar o hábito de plantar e colher o próprio tempero, salada ou chá no dia a dia.

É o momento para aprender a escolher e preparar o vaso (ou canteiro), adubar e cuidar da terra a partir dos princípios da agroecologia, conhecer as plantas mais adequadas para seu espaço, suas características, usos na alimentação, manejo cotidiano, colheitas e podas.

Também é o momento de ampliar o repertório do paladar com algumas das chamadas PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais), além de aguçar o olhar sobre as plantas que habitam nossa cozinha e que podem ser multiplicadas através de propagação vegetal (a partir de caules e rizomas).

- como preparar o vaso ou canteiro

- adubação e cuidados da terra

- conhecendo as plantas mais adequadas para o seu espaço

- manejo cotidiano

- colheitas

-podas

- atividade prática de plantio de hortaliça/tempero

Onde e quando o curso acontecerá?

O curso é presencial e vai acontecer no dia 25/11/2023 (sábado) das 9 às 13h, na Escola de Botânica, que está localizada na Rua João Elias Saada, 105, no bairro Pinheiros, em São Paulo.

Como são as aulas?

A aula é presencial, com conteúdos teóricos e práticos. A turma é pequena, formada por apenas 12 participantes, proporcionando maior integração com o grupo e a professora.

Com quem vai ser?

O curso é ministrado por Thaiza Cristina -plantadora, educadora e gestora de projetos socioambientais. Morou e voluntariou em diversos sítios por um ano e meio e, desde que voltou para a cidade em 2018 atua como Capuchinha na Horta, disseminando saberes da roça, agroecologia e permacultura em contextos urbanos. Atualmente trabalha no Pé de Feijão e planta na horta comunitária do seu bairro. Produziu e facilitou diversas oficinas nos temas de horta agroecológica, alimentação e compostagem em parcerias com o Sesc, Verdejando, Loa Terra e CRAS Barueri. Também implantou horta com acessibilidade no CERII Edmundo Burjato, onde trabalhava com oficinas terapêuticas pedagógicas, Co-fundou o coletivo Ecoz, que desde 2020 atua voluntariamente no combate à insegurança alimentar e no fomento à agricultura urbana. É formada em Ciências Sociais pela Unicamp e cursou Botânica 1 e 2 na Escola de Botânica.

Para quem é este curso?

Conteúdo destinado para maiores de 18 anos. Não é necessário ter conhecimento prévio sobre o assunto para ingressar.

Valores e formas de pagamento

Investimento: R$ 340,00 (cartão de crédito, boleto bancário e PIX). Em caso de pagamento via boleto, a confirmação da inscrição acontece após a compensação, que pode levar até 3 dias úteis para ocorrer).

Como faço a inscrição?

Os ingressos para este curso estão disponíveis e são obtidos exclusivamente nesta página. As vagas são limitadas.

Tem certificado?

Sim. O certificado pode ser solicitado no fim das atividades. Caso precise validar sua participação neste curso em outra instituição, verifique os critérios exigidos pela instituição, pois somos uma escola de cursos livres, e o certificado emitido atesta sua participação e o número de aulas e horas.

O que é exclusivo deste curso?

Cada participante vai colocar as mãos na terra para preparar seu próprio vaso, plantar a mudinha escolhida e levar para casa, assim poderá acompanhar seu crescimento, praticar o cultivo no decorrer do tempo e usufruir das colheitas!

Onde aplicarei este conhecimento?

Aprender com as plantas é aprender sobre tudo que sustenta a vida no nosso planeta. Os temas do curso podem ser aplicados nos cuidados com hortas e jardins, no cultivo de diversas espécies de plantas.

E se eu não puder acompanhar ou participar?

Este curso é presencial e não há reposição ou gravação das aulas. Certifique-se de sua disponibilidade na data e horário indicados para a realização do curso.

O que mais devo saber sobre o curso?

Sobre acompanhantes: Não é permitida a permanência de acompanhantes na sala de aula durante as atividades. Cada inscrição é destinada à participação de apenas uma pessoa.

Política de cancelamento

O cancelamento pode ser solicitado até 7 dias após a data da compra, desde que a solicitação seja encaminhada antes das 48 horas (dias úteis) que antecedem o início do evento.  Não realizamos troca ou transferência de turma. Ao se inscrever, certifique-se de sua disponibilidade no dia e horário indicados.

Dúvidas?

Em caso de dúvidas ou mais informações sobre o curso, entre em contato com o atendimento através do e-mail cursos@escoladebotanica.com.br. O atendimento é de segunda à sexta (exceto feriados) em horário comercial.

Ingressos

• Horta em pequenos espaços

O curso é presencial e vai acontecer no dia 25/11/2023 (sábado), das 9 às 13h na Escola de Botânica, que está localizada na Rua João Elias Saada, 105, Pinheiros, São Paulo.

Vendas encerradas