top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

O Alfeneiro


Detalhe da inflorescência do alfeneiro.

Muito popular na arborização urbana em cidades das regiões Sudeste e Sul do Brasil, o alfeneiro (Ligustrum lucidum) é uma árvore de folhas perenes, também conhecida como ligustro, alfeneiro-da-china, alfeneiro-brilhante e alfeneiro-de-rua. O alfeneiro é nativo de regiões da Eurásia e do noroeste da África.

O alfeneiro pertence à família Oleaceae e pode atingir até 10 metros de altura. Apresenta folhas brilhantes, simples e glabras. As inflorescências são panículas terminais com numerosas flores brancas e pequenas, que são polinizadas por insetos.



Sua escolha para a arborização urbana se deve a fatores como rápido crescimento, grande potencial de regeneração (podas), resistência à pragas e sombreamento proporcionado por sua copa densa.

No entanto, seus frutos carnosos de coloração arroxeada, produzidos em abundância são atrativos para a avifauna, gerando invasão biológica da espécie em áreas naturais. O alfeneiro se reproduz por sementes e por estaquia.

É uma planta altamente suscetível à infestação por Tripodanthus acutifolius, a popular erva-de-passarinho, uma planta hemiparasita nativa que se aproveita da seiva bruta da planta hospedeira.


O gênero Ligustrum abrange 45 espécies.



Por: Patrícia Dijigow


4.479 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page