Bauhinia forficata: a pata-de-vaca nativa da Mata Atlântica




Bauhinia é um gênero de plantas da família Fabaceae que popularmente abrange as espécies conhecidas por pata-de-vaca, em virtude do formato bilobado da folha. O gênero foi criado por Linnaeus em homenagem aos irmãos suíços médicos e botânicos Jean Bauhin (1541- 1613) e Gaspard Bauhin (1550 -1624).


A Bauhinia forficata é uma espécie caducifolia (as folhas caem), nativa da Mata Atlântica e que ocorre nos Estados de Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

Também é conhecida como pata-de-vaca-branca, pata-de-boi ou mão-de-vaca.


Pode crescer entre cinco e nove metros de altura, apresenta tronco canelado, de cor clara, tortuoso e delgado e copa aberta. As folhas são alternas e coriáceas, medindo entre 8 e 12 centímetros. Ramos jovens apresentam dois espinhos curvos como estípulas na base do pecíolo.



Suas flores são brancas, vistosas e melíferas, dispostas em racemos axilares que surgem entre os meses de setembro e outubro. As pétalas podem medir até nove centímetros de comprimento e possuem dez estames longos.