15 de Abril - Dia nacional da conservação do solo

Atualizado: 31 de ago. de 2021


Camada superficial do solo de floresta de coníferas.

Em 15 de abril é comemorado o Dia nacional da conservação do solo. A data é uma homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881- 07/07/1960), considerado pioneiro no campo da conservação do solo nos Estados Unidos da América, por ter chamado a atenção da nação para os problemas relacionados com a erosão do solo. Ele era chefe do Serviço de Conservação do Solo, uma agência federal agora conhecida como Serviço de Conservação de Recursos Naturais.


A data foi instituída pela Lei 7.876 em 13 de novembro de 1989, por iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e tem como objetivos o aprofundamento dos debates sobre a importância e reconhecimento da necessidade de uso e manejo sustentável do solo.


A erosão faz com que o solo perca sua capacidade produtiva.

A erosão do solo está entre os problemas ambientais mais preocupantes por levar o solo à perda de sua capacidade produtiva. Entre outros agravantes associados às questões ambientais, sociais e econômicas, estão a contaminação dos recursos hídricos e a degradação dos ecossistemas como um todo.


O solo é a camada de material inconsolidado mais superficial da crosta terrestre, originário da decomposição de rochas. Rocha e solo, juntos, compõem a litosfera - a camada externa sólida da Terra.