top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Embaúba: uma árvore pioneira

Atualizado: 19 de jul. de 2023



A Embaúba (Cecropia sp.) é uma árvore nativa e não endêmica do Brasil que pertence à família Urticaceae, encontrada na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.


Seus nomes populares embaúva, imbaúba, umbaúba, imbaíba, ambaúba e embaíba são originárias de termo tupi que significa "árvore oca". Também é conhecida por árvore-da-preguiça e umbaúba-do-brejo.



Como possuem caule e ramos ocos, vivem em simbiose com formigas, especialmente as do gênero Azteca, que habitam o seu interior e que as protegem de animais herbívoros


Ao todo o gênero Cecropia abrange 65 espécies, distribuídas entre o México e a Argentina. Várias dessas espécies são conhecidas por embaúba, sendo Cecropia pachystachya a de maior abrangência, que pertence ao estrato das plantas pioneiras da Mata Atlântica e é utilizada na regeneração natural da Mata Atlântica e Cerrado.


Ilustração: Martius, C.F.P. von, Eichler, A.G., Urban, I., Flora Brasiliensis (1840-1906) Fl. Bras.

Suas folhas são grandes e divididas em lóbulos, apresentando a parte inferior branca. Atinge até 15 metros de altura.



É uma árvore de grande importância para a fauna, como abrigo e fonte de alimento, sendo muito visitada por animais como aves, macacos e morcegos que se alimentam dos frutos e dispersam suas sementes. Floresce nos meses de setembro e outubro, sendo polinizada por abelhas.


Por: Patrícia Dijigow

4.631 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.

Veja nossa seleção especial de livros e gravuras

bottom of page