O eucalipto arco-íris (Eucalyptus deglupta), também chamado de eucalipto-da-Nova-Guiné ou eucalipto-das-Filipinas, é uma árvore de grande porte da família Myrtaceae, nativo das Filipinas, Nova Guiné e Indonésia.
Atinge até 75 metros de altura em seu habitat natural e é caracterizado pelo tronco multicolorido que é formado por diferentes estágios de descamação: inicialmente a casca é fina e marrom e ao se desprender, exibe a cor verde clara.
Com o crescimento, as manchas claras mudam sucessivamente para tons verde escuro, azulado, púrpura, laranja e vermelho - e adquirem texturas. Uma obra de arte da natureza!
Sua folhas são opostas, de formato lanceolado e cor verde-escura na superfície superior e cinza na superfície inferior. As flores são reunidas em inflorescências terminais ou axilares, muito numerosas e de cor branco-creme ou amarelada. Seu perfume e néctar abundantes atraem as abelhas.
Os frutos são cápsulas globulares, de coloração marrom, contendo entre 3 e 12 sementes pequenas e achatadas e com uma pequena asa.
Seu cultivo nas Filipinas é destinado para a produção de celulose para fabricação de papel. Seus metabólitos voláteis são estudados por apresentarem efeito repelente à espécie de mosquito Culex quinquefasciatus.
Por: Patrícia Dijigow
Kommentare