top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

A flor-de-são-miguel

Foto do escritor: Escola de BotânicaEscola de Botânica

Ilustração: Knowles, G.B., floral cabinet and magazine of exotic botany [G.B. Knowles, F. Westcott] (1837-1840)

A flor-de-são-miguel (Petrea volubilis) é uma trepadeira perene da família Verbenaceae, nativa da América do Sul e muito valorizada especialmente por sua abundante floração em cachos com flores de cor lilás ou azul-esbranquiçado.


Também conhecida pelos nomes populares grinalda-roxa, viuvinha ou petréia, apresenta folhas coriáceas e de margens irregulares e pode atingir até 12 metros de altura.



Pode ser encontrada nos Estados do Amazonas, Pará, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, nos domínios fitogeográficos da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.


Floresce entre o final do inverno e o início da primavera, com as flores, de formato estrelado, dispostas em inflorescências de grande valor ornamental.



Deve ser cultivada a Sol pleno, em solo com regas regulares. É resistente ao frio e necessita de poda para ser mantida no formato de arbusto ou direcionamento dos galhos para revestir grades, pérgolas, cercas e alambrados.


A multiplicação pode ser feita por sementes ou estacas.



Por: Patrícia Dijigow




留言


留言功能已關閉。
bottom of page