Frederico Carlos Hoehne, um memorável botânico brasileiro

O Dia Nacional da Botânica, 17 de abril, foi instituído em 1994 em homenagem aos 200 anos do nascimento de Carl Friedrich Philipp von Martius (1794-1868), naturalista alemão que contribuiu imensamente para os registros da flora brasileira após três anos de expedição, consolidada na obra Flora Brasiliensis.


O homenageado de hoje, no dia Nacional da Botânica é o botânico brasileiro Frederico Carlos Hoehne, pioneiro no campo da proteção á natureza do Brasil. Hoehne nasceu em Juiz de Fora, MG no ano de 1882 em uma época que os naturalistas extrangeiros ainda faziam investigações sobre a flora brasileira. Com 8 anos de idade deu início a sua coleção de orquídeas e esse interesse da infância rendeu a ele, na vida adulta o título de maior especialistas em orquídeas do Brasil e um dos mais renomados mundialmente.


Aos 17 anos, inicia de forma autodidata, seus estudos sobre orquídeas e plantas brasileiras. Sua especialização e envolvimento com os estudos rendeu futuramente o convite para ser jardineiro chefe do Museu Nacional do Rio de Janeiro onde deu início à uma longa trajetória de amor e envolvimento com a ciência. Participou de importantíssimas expedições científicas, atuou em diversas instituições de pequisas brasileiras e se mudou para São Paulo em 1917 para assumir o cargo de chefe do Departamento de Botânica do Instituto Butantã. Atuou na Seção de Botânica do Museu Paulista, no Instituto Biológico, projetou o Jardim Botânico de São Paulo e fundou o Instituto de Botânica, uma das mais importantes instituições de pesquisa da área no mundo.


O legado de Frederico Carlos Hoehne se extende para atualidade pois sua vida foi dedicada à conscientizar sobre a importância da preservação ambiental, propagou a importância das árvores nativas para as áreas urbanas, apontou a necessidade de preservação das florestas e ambientes naturais do Brasil, da conservação de espécies, além de ser um dos pioneiros nas práticas de educação ambiental. Hoehne deixou mais de 600 publicações entre artigos, matérias e livros, que possibilitaram à ciência uma amplitude no conhecimento sobre a flora brasileira.


Que o Dia Nacional da Botânica seja sempre uma data para que possamos lembrar da importância dos profissionais que dedicam a vida a compreender e preservar as plantas brasileiras.

#escoladebotânica #dianacionaldabotânica #botanica #plantas #flora

43 visualizações
Escola_de_Botanica_logo_branco.png

E-mail de contato

contato@escoladebotanica.com.br

Redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Atendimento

A Escola de Botânica está fechada durante a quarentena. Estamos trabalhando em casa e para falar conosco entre em contato através do

e-mail flores@escoladebotanica.com.br

Atendimento por e-mail de segunda a sexta.

Endereço

Rua Fortunato, 125, Santa Cecília

CEP: 01224-030 • São Paulo • SP

A Escola de Botânica está temporariamente fechada devido a pandemia. Estamos trabalhando em casa. Entre em contato conosco através do e-mail ou pelas redes sociais. Atendimento de segunda a sexta.

Copyright© 2020 por Escola de Botânica • CNPJ: 26.797.455/0001-73