Você conhece o hotel para insetos?

Atualizado: 31 de mai. de 2022

O hotel para insetos é criado principalmente para atrair insetos polinizadores e insetos auxiliares, que são benéficos para hortas e jardins, pois atuam no controle biológico de pragas prejudiciais às plantas.

Ele oferece abrigo, local para hibernação ou reprodução de diferentes espécies como abelhas solitárias, joaninhas, besouros, borboletas, crisopas e moscas-das-flores, por exemplo.

Além disso, o hotel para insetos permite observar e acompanhar de perto o ciclo de vida desse animais: é educativo e uma forma de promover conscientização sobre a importância dos insetos e de manter o equilíbrio de relações entre espécies.

Para construir, use materiais de texturas variadas para atrair diferentes grupos de insetos. Lembre-se de coletar de forma consciente o que a natureza oferece ao seu redor:

- madeira - pedaços de bambu - galhos - palha - pinhas - folhas secas - gravetos - cascas de árvores - frutos secos

E ainda:

- rolhas

- papelão grosso

- pedaços de telhas

Abelhas solitárias gostam de madeira furada e canos de bambu, joaninhas curtem gravetos e bambu de diferentes tamanhos, enquanto as crisopas gostam de palha ou papelão enrolado. As fotos 4, 5 e 6 a seguir, são da Jurema Horemans, aluna da Escola de Botânica. Veja também outras ideias nas fotos a seguir.

Para um modelo básico, utilize uma caixa de madeira (não use material plástico). Você pode criar divisões para cada tipo de material, mas ao preenchê-las, lembre-se de sempre deixar pequenos espaços para que os insetos possam entrar.

Borboletas precisam que um dos compartimentos da caixa de madeira seja mais fechado, apenas com janelas estreitas em forma de fendas verticais e amplo o suficiente para conter um pedaço de galho em seu interior.

Hotel de insetos com fendas verticais para entrada das borboletas

O hotel para insetos pode ser amarrado ou pendurado no tronco de uma árvore ou em alguma parede externa, de modo que fique bem fixo, sem balançar. É muito importante que fique protegido da chuva e do vento, que tenha boa exposição solar e seja colocado a 1 metro do solo e longe de ninhos de aves. É recomendado que tenha parede de fundo ou tela aramada.

A manutenção pode ser realizada a cada dois anos, com a troca de todos os materiais.

Em 2019, a Escola de Botânica ganhou o hotel para insetos da aluna Jurema Horemans (www.instagram.com/refugiodasaromaticas) em seu projeto de conclusão do curso de Introdução à Botânica.

Por: Patrícia Dijigow

4.339 visualizações0 comentário