Lavandula angustifolia, a lavanda verdadeira

Atualizado: Jun 17

Lavandula é o gênero de plantas da família Lamiaceae (antiga Labiateae) que abrange várias espécies e cultivares popularmente conhecidos como lavanda e alfazema (principalmente em Portugal), além de híbridos como o lavandin.


Originárias do velho mundo, lavandas nativas são encontradas nas Ilhas Canárias, norte e oeste da África, sul da Europa e no Mediterrâneo, Arábia e Índia.


São plantas terapêuticas e aromáticas de pequeno porte ou subarbustos, perpétuas e anuais. Cada espécie apresenta propriedades diferentes devido composições químicas únicas e características, por isso ao procurar pelo famoso efeito relaxante e ansiolítico, é importante saber identificar a mais adequada.


A mais famosa das lavandas é a Lavandula angustifolia (antigamente Lavandula officinalis e Lavandula vera) - ou popularmente lavanda verdadeira, lavanda inglesa (na jardinagem) e lavanda francesa (na aromaterapia e culinária).


Ancestralmente foi usada por gregos e romanos em seus banhos e higienização, na decoração e aromatização de ambientes em residências e vias públicas.

Era um dos ingredientes utilizados pelos egípcios nos rituais de embalsamento e preparo de perfumes.


Ilustração: Lavandula angustifolia. Familiar garden flowers, London; Cassell,1907.

Seu uso em fitoterápicos e cosméticos é muito amplo, com destaque para o seu óleo essencial de aroma doce, obtido por destilação a vapor das inflorescências. A descoberta das propriedades cicatrizantes de seu óleo essencial originou a aromaterapia moderna, fundamentada pelo químico e perfumista francês René-Maurice Gattefossé.


De propriedades antissépticas, ansiolíticas e de regeneração da pele é algumas vezes identificada como "lavanda highland" em referência à altitude de seu cultivo, sempre acima dos 900m.


Sua composição química apresenta principalmente ésteres e álcoois e se destaca por quase não conter cânfora - o que a torna muito especial e a mais relaxante.


Por: Patrícia Dijigov


#escoladebotânica #Lavandula #plantasaromaticas #lavanda #Lavandulaangustifolia #botânica #plantasterapeuticas

798 visualizações
Escola_de_Botanica_logo_branco.png

E-mail de contato

contato@escoladebotanica.com.br

Redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Atendimento

A Escola de Botânica está fechada durante a quarentena. Estamos trabalhando em casa e para falar conosco entre em contato através do

e-mail flores@escoladebotanica.com.br

Atendimento por e-mail de segunda a sexta.

Endereço

Rua Fortunato, 125, Santa Cecília

CEP: 01224-030 • São Paulo • SP

A Escola de Botânica está temporariamente fechada devido a pandemia. Estamos trabalhando em casa. Entre em contato conosco através do e-mail ou pelas redes sociais. Atendimento de segunda a sexta.

Copyright© 2020 por Escola de Botânica • CNPJ: 26.797.455/0001-73