top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Peperômia: uma planta da família da pimenta-do-reino



A Peperomia argyreia ou popularmente conhecida como peperômia, peperômia-melancia ou peperômia-zebra é uma espécie da família Piperaceae, a mesma família da pimenta-do-reino (Piper nigrum) e da pariparoba (Piper umbellatum).


Muito popular no cultivo doméstico e em jardins, é uma espécie nativa da Mata Atlântica, que pode ser encontrada nos Estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Apresenta porte herbáceo de até 25 centímetros de altura.


Suas folhas são coriáceas e brilhantes, com desenhos característicos que lembram a casca da melancia, o que gerou seu nome popular. O epíteto específico de seu nome em latim argyreia significa "prateado".



As inflorescências são espigas alongadas com flores muito pequenas.


Prefere luz abundante e indireta. Em ambientes externos deve ser cultivada à meia sombra. Excesso de rega pode causar apodrecimento de suas raízes, por este motivo é recomendado que a rega seguinte só seja realizada quando a terra estiver seca (o intervalo vai depender da região onde a planta está sendo cultivada).


O substrato ideal para seu cultivo deve ser rico em nutrientes e conter um pouco de areia para facilitar a drenagem da água.


A peperômia-melancia pode ser reproduzida por divisão da touceira.



Ilustração: Peperomia argyreia (Hook.f.) E.Morren Piperaceae

Belgique Hort., vol. 17 : p. 2, t. 2 (1851)



O gênero Peperomia abrange mais de 1400 espécies, nativas de diversas regiões das Américas do Sul, Central e do Norte, África, Ásia e Oceania.


Por: Patrícia Dijigow




657 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Veja nossa seleção especial de livros e gravuras

bottom of page