• Escola de Botânica

Plantas úteis e medicinais na obra de Frei Vellozo

Atualizado: Jun 17



José Mariano da Conceição Veloso, também chamado Frei Vellozo (1742 - 1811) viveu na antiga Vila de São José (atual Tiradentes - MG), estudou latim e como passatempo colhia e estudava plantas, sendo um naturalista autodidata. Era primo de Joaquim José da Silva Xavier - o Tiradentes.


Em 1755, iniciou sua vida religiosa no Rio de Janeiro e em 1771, transferiu-se para São Paulo. Em 1786 assumiu a cátedra de mestre em História Natural, descobrindo sua verdadeira vocação de naturalista. 

Seus estudos se avançaram pela Vila de São Paulo, despertando a estima dos governantes da época, que determinaram que Frei Vellozo excursionasse pela capitania do Rio de Janeiro e reunisse suas investigações botânicas numa obra. 


Chefiou expedições botânicas entre 1783 e 1790, a pedido do Vice-Rei do Brasil, Dom Luís de Vasconcelos. Ao longo de oito anos, Frei Vellozo e sua equipe realizaram um extenso levantamento da flora da Capitania do Rio de Janeiro e de áreas de São Paulo. 


Assim, nasceu a Florae Fluminensis, concluída em 1790, porém só publicada em 1825, após sua morte, trazendo a descrição de 1.639 espécies de plantas.


Frei Vellozo foi um dos botânicos pioneiros do Brasil, que registrou cuidadosamente os nomes indígenas e usos de várias plantas da nossa flora.


No catálogo "Plantas úteis e medicinais na obra de Frei Vellozo", são apresentados dados e imagens, antigas e atuais, de 130 plantas registradas pelo botânico na sua obra Florae Fluminensis, organizada em 1790. 


O catálogo está disponível para download na página do CEPLAMT (Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas) que é constituído por professores e técnico-administrativos da UFMG e estudantes de diferentes Faculdades e Universidades:

http://www.ceplamt.org.br/wp-content/uploads/2020/01/Vellozo-para-internet.pdf


Por: Patrícia Dijigov


#livro #plantasmedicinais #plantasterapeuticas #flora #freivellozo

89 visualizações
Escola_de_Botanica_logo_branco.png

E-mail de contato

contato@escoladebotanica.com.br

Redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Atendimento

A Escola de Botânica está fechada durante a quarentena. Estamos trabalhando em casa e para falar conosco entre em contato através do

e-mail flores@escoladebotanica.com.br

Atendimento por e-mail de segunda a sexta.

Endereço

Rua Fortunato, 125, Santa Cecília

CEP: 01224-030 • São Paulo • SP

A Escola de Botânica está temporariamente fechada devido a pandemia. Estamos trabalhando em casa. Entre em contato conosco através do e-mail ou pelas redes sociais. Atendimento de segunda a sexta.

Copyright© 2020 por Escola de Botânica • CNPJ: 26.797.455/0001-73