Semente, um óvulo fecundado

Atualizado: Jun 17


Durante a transmissão "Da flor ao fruto" realizada ao vivo pelo Instagram (e disponível no YouTube.com/escoladebotanica), recebemos muitas perguntas sobre a quantidade de sementes: por quê frutos como abacate e manga tem uma única semente e o mamão e a melancia tem várias? Conforme explicado, vimos que os frutos verdadeiros se originam a partir do desenvolvimento do ovário da flor, após a fecundação (polinização). O óvulo fecundado (zigoto), dará origem ao embrião contido na semente. A quantidade de sementes produzidas está relacionada com a quantidade de óvulos presente na flor. (Mas lembrem-se que estamos aqui explicando de frutos verdadeiros para os quais também existem exceções.) Flores de plantas como o abacateiro, o pessegueiro e a mangueira, por exemplo, contém um único óvulo. Já as flores do mamoeiro (planta feminina) e da goiabeira possuem vários óvulos.


Um dos modos de classificar os frutos é pelo número de sementes: - monospérmicos: fruto com uma única semente (Ex: abacate) - dispérmico: fruto com duas sementes (Ex: café) - trispérmico: fruto com três sementes (Ex: acerola) - polispérmico: fruto com quatro ou mais sementes (Ex: melancia) Na Botânica, para estudos de classificação, são consideradas diversas características dos frutos e das partes que o compõem (tipo de pericarpo) e modo de liberação das sementes.

Por: Patrícia Dijigov

#frutos #flor #semente #morfologia

0 visualização
Escola_de_Botanica_logo_branco.png

E-mail de contato

contato@escoladebotanica.com.br

Redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Atendimento

A Escola de Botânica está fechada durante a quarentena. Estamos trabalhando em casa e para falar conosco entre em contato através do

e-mail flores@escoladebotanica.com.br

Atendimento por e-mail de segunda a sexta.

Endereço

Rua Fortunato, 125, Santa Cecília

CEP: 01224-030 • São Paulo • SP

A Escola de Botânica está temporariamente fechada devido a pandemia. Estamos trabalhando em casa. Entre em contato conosco através do e-mail ou pelas redes sociais. Atendimento de segunda a sexta.

Copyright© 2020 por Escola de Botânica • CNPJ: 26.797.455/0001-73