Tillandsia: conheça essa planta epífita

O gênero Tillandsia foi nomeado por Carolus Linnaeus em 1738 em homenagem ao médico e botânico finlandês Dr. Elias Erici Tillandz. A maioria das espécies de Tillandsia são epífitas, ou seja, são plantas que crescem sobre outras plantas, geralmente sobre árvores, sem prejudicá-las. Esse tipo de relação recebe o nome de epifitismo e é muito comum em florestas tropicais e também em comunidades de algas.


Foto: Tillandsia stricta, nativa da América do Sul

As raízes diminutas desempenham o papel de fixação, de modo que os nutrientes e umidade são absorvidos através das folhas. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não são plantas parasitas e mesmo se avistadas em árvores de meios urbanos, devem ser preservadas.


Algumas espécies de Tillandsia são litófitas (crescem em rochas) e ainda existem algumas espécies que crescem diretamente na terra, denominadas então, como terrestres.


O tamanho das espécies do gênero pode variar entre cerca de 3 cm até 1 metro de altura. As folhas são muitas vezes dispostas em rosetas espiraladas e apresentam cores que variam do verde ao acinzentado. Essa cor cinza é resultante da presença de pequenas estruturas (que na Botânica recebem o nome de tricomas), que são escamas foliares características da família Bromeliaceae e responsáveis por reduzir as perdas de água e também por refletir a luz solar, desempenhando um importante papel fisiológico.



Por sua grande beleza, são plantas vítimas de extrativismo, uma das maiores ameaças à sua existência, junto com a devastação de seus habitats naturais.


As inflorescências podem ser terminais, racemosas ou espigas, contendo flores sésseis ou pediceladas. As pétalas apresentam cores violáceas, róseas, creme a amarelas, vermelhas, azuis ou verdes, dependendo da espécie.


Podem se reproduzir por sementes, necessitando de polinização cruzada ou por brotação, a partir de novas plantas que surgem no talo da planta mãe, geralmente após a floração.


#flora #Tillandsia #epífitas #epifitismo #Bromeliaceae

168 visualizações
Escola_de_Botanica_logo_branco.png

E-mail de contato

contato@escoladebotanica.com.br

Redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Atendimento

A Escola de Botânica está fechada durante a quarentena. Estamos trabalhando em casa e para falar conosco entre em contato através do

e-mail flores@escoladebotanica.com.br

Atendimento por e-mail de segunda a sexta.

Endereço

Rua Fortunato, 125, Santa Cecília

CEP: 01224-030 • São Paulo • SP

A Escola de Botânica está temporariamente fechada devido a pandemia. Estamos trabalhando em casa. Entre em contato conosco através do e-mail ou pelas redes sociais. Atendimento de segunda a sexta.

Copyright© 2020 por Escola de Botânica • CNPJ: 26.797.455/0001-73