top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Faça um tour virtual no Jardim Botânico de São Paulo

Atualizado: 23 de out. de 2020

O Jardim Botânico de São Paulo oferece agora o tour virtual: uma oportunidade de conhecer suas atrações sem sair de casa.


Administrado pelo Instituto de Botânica, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Jardim Botânico de São Paulo é um local deslumbrante da cidade.

No fim do século XIX, a área do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga era uma região vasta com mata nativa, ocupada por sítios e chácaras. Por ordem governamental, as desapropriações na região ocorriam desde 1893, de modo a recuperar a floresta, usar os recursos hídricos e preservar as nascentes do Riacho do Ipiranga.


Em 1917, o local se tornou propriedade do governo, passando a se denominar Parque do Estado. Até 1928, o espaço serviu para captação da água que abastecia o bairro do Ipiranga. No mesmo ano, o naturalista Frederico Carlos Hoehne foi convidado para implantar um Jardim Botânico na região.


O Jardim Botânico foi oficializado em 1938, bem como a criação do Departamento de Botânica, na época, órgão da Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio de São Paulo. Em 1969, o Parque do Estado, onde o Instituto de Botânica e o Jardim Botânico estão localizados, passou a denominar-se Parque Estadual das Fontes do Ipiranga.


Entre as atrações estão o orquidário, a Alameda Fernando Costa, com palmeiras nativas, o Córrego Pirarungaua (afluente do riacho do Ipiranga), Jardim de Lineu, estufa Mata Atlântica, Lago da Ninfeias, áreas de bosque e o Museu Botânico, que até o fim do ano terá uma nova exposição.


O tour virtual oferece descrições, nomes das espécies, histórias, mapa e geografia. Para saber mais sobre o Jardim Botânico de São Paulo, acesse aqui: TOUR VIRTUAL NO JARDIM BOTÂNICO DE SÃO PAULO


Se você tem a possibilidade de visitar presencialmente, o local já voltou a receber visitantes com novo horário de funcionamento durante a pandemia. As visitas podem ser feitas, seguindo os protocolos de segurança, como uso de máscaras e distanciamento social.


Jardim Botânico de São Paulo

Av. Miguel Estéfano, 3001, Água Funda, São Paulo

Telefone: 11 5067-6000 e 5073-3678


Por: Patrícia Dijigov


3.354 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page