top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

A planta que inspirou a invenção do velcro




A Biomimética compreende o estudo de modelos e estruturas biológicas e suas funções para aplicação desse conhecimento em diferentes áreas da Ciência.


Um dos exemplos mais populares de aplicação da Biomimética é o velcro, criado pelo engenheiro suíço George de Mestral (em 1941) e inspirado no que popularmente chamamos de carrapicho.


Diversas plantas são conhecidas por este nome, mas neste caso a observação foi realizada nas plantas do gênero Arctium (o mesmo da bardana), pertencentes à família Asteraceae.


Segundo a história, Mestral resolveu investigar por quê os carrapichos grudavam e decidiu observá-los através de um microscópio, o que permitiu visualizar que as pontas dos espinhos dos carrapichos são em formato de gancho.


Detalhe das pontas em formato de gancho, o modelo que inspirou a criação do velcro.

Desta forma, a fixação acontecia quando os minúsculos ganchos se emaranham na pelagem de animais ou na superfície dos tecidos (que formam pequenos laços) - e só se desprendiam ao afastar com certa força ambos os elementos (ganchos e laços).


Com olhar da Biomimética e espírito inventor, Mestral (que apresentou sua primeira patente aos 12 anos) enxergou nesse sistema natural de fixação reversível, um modelo para desenvolver artificialmente um produto muito útil.


Os ganchos nas pontas dos filamentos do fruto promovem aderência a pelos de animais que atuam na dispersão das sementes.




A Biomimética atualmente vai muito além da utilização da Natureza como fonte de inspiração, solução de problemas e criação de novas tecnologias, visando principalmente a busca pela sustentabilidade.


Utilizada nos mais diversos ramos, como química, biologia, medicina, arquitetura, agricultura, transportes, a Biomimética permite por exemplo a criação de novos modelos de cultivo, geração de energia e melhor aproveitamento de recursos.


Em resumo, podemos dizer que a Biomimética é o estudo das formas e estratégias da natureza para resolver seus próprios problemas.



Por: Patrícia Dijigow




Leitura relacionada:




3.531 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page