Welwitschia mirabilis: um "fóssil vivo"

Você sabia que no meio do deserto africano vive uma planta que é considerada um "fóssil vivo"? 

Popularmente conhecida como "polvo-do-deserto", a Welwitschia mirabilis é uma planta que só existe no deserto do Namibe, sendo então, endêmica dessa localidade.


Welwitschia mirabilis

Sua idade é muito difícil de ser estimada, mas sabe-se que pode viver por centenas de anos. Uma das características mais fascinantes é que ela só possui duas folhas, que se originam da semente. Essas folhas são laminares (se assemelham a duas fitas) e nunca param de crescer, devido a presença de meristema basal - um tecido vegetal onde as células tem alta capacidade de divisão celular e que é responsável pelo crescimento.

A Welwitschia mirabilis apresenta caule lenhoso que não cresce. O contínuo e lento crescimento das duas folhas faz com que atinjam mais de 2 metros de comprimento, e com o passar do tempo, elas ganham o aspecto desfiado e emaranhado. 

Sua existência na Terra é data de milhões de anos, mas hoje ela é considerada uma espécie em risco de extinção, principalmente em função do seu lento crescimento e de dificuldades de ser cultivada fora de seu habitat natural.


Mesmo vivendo no deserto, ela é capaz de absorver água do orvalho noturno através das folhas e possui um metabolismo bem complexo para realizar as trocas gasosas, mantendo os estômatos (estruturas presente nas folhas) fechados durante o dia, impedindo perda de água.

Para os mais curiosos, a Welwitschia mirabilis não tem nenhum parente próximo na classificação botânica. Representante única do gênero Welwitschia, ela é integrante da divisão Gnetophyta (um dos grupos de plantas que produzem sementes). Ela apresenta algumas características de Gimnospermas, como os pinheiros, porém seu sistema vascular é mais semelhante ao das Angiospermas como a magnólia. Um verdadeiro elo perdido.


#Welwitschiamirabilis #gimnosperma #gnetophyta #namíbia #namibe

48 visualizações
Escola_de_Botanica_logo_branco.png

E-mail de contato

contato@escoladebotanica.com.br

Redes sociais

Atendimento

A Escola de Botânica está fechada durante a quarentena. Estamos trabalhando em casa e para falar conosco entre em contato através do

e-mail flores@escoladebotanica.com.br

e garantimos um retorno em até 24 horas.  

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Endereço

Estamos mudando de endereço e continuaremos na Santa Cecília • São Paulo • SP

A Escola de Botânica está temporariamente fechada devido a pandemia. Estamos trabalhando em casa. Entre em contato conosco através do e-mail ou pelas redes sociais. 

Copyright© 2020 por Escola de Botânica • CNPJ: 26.797.455/0001-73