top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Livro: 1499 o Brasil antes de Cabral

Atualizado: 2 de fev. de 2022

De autoria do jornalista Reinaldo José Lopes, o livro "1499 o Brasil antes de Cabral" apresenta um amplo panorama sobre como era o Brasil antes da chegada dos portugueses.

 

Pouco ensinada e abordada nas escolas, a pré-história brasileira apresenta um riquíssimo relato de desenvolvimento técnico, de tradições artísticas e de organização das sociedades, muito antes que tudo sofresse a interferência da colonização.



A investigação do passado é um trabalho que envolve o conhecimento de cientistas de diversas áreas como arqueologia, paleontologia e biologia evolutiva.


Com esses estudos é possível por exemplo, levantar hipóteses sobre como vivia o povo de Luzia - o fóssil humano mais antigo já encontrado até então nas Américas e de idade estimada de 11.500 anos. O crânio de Luzia, de valor inestimável, compunha o acervo do Museu Nacional (Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro) e foi um dos itens queimado em incêndio no dia 3 de setembro de 2018. Encontrado entre os escombros, o fóssil atualmente se encontra em processo de recuperação.


A leitura da saga dos primeiros povoadores deste território da América do Sul traz uma compreensão muito diferente da visão que a maioria das pessoas costuma ter a respeito de nossos antepassados. 


A publicação permite uma melhor compreensão do estudo arqueológico da vida pré-histórica nas Américas, por apresentar diversas notas escritas pelo autor com o intuito de traduzir a complexa terminologia de termos científicos, tornando a leitura agradável e muito enriquecedora. Um item fundamental para compreendermos muito sobre o que somos hoje. 


Publicado pela editora Harper Collins Brasil, o livro pode ser encontrado em diversas livrarias e também está à venda no formato digital (e-book).


281 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page