top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

A incrível arte da natureza

Atualizado: 25 de out. de 2023



A incrível arte da natureza é um livro para quem ama ilustração científica. A publicação, disponível na Livraria da natureza (a nova loja on-line da Escola de Botânica), traz 30 gravuras de plantas, animais e microorganismos feitas por Ernst Haeckel, impressas em papel fotográfico couche 210gr, prontas para serem emolduradas e transformadas em quadros decorativos.



Cada gravura contém explicações do biólogo e botânico Eduardo Gonçalves. A moldura mais indicada é a sanduíche de vidro, preservando a identificação e a explicação contida no verso.


Detalhes de algumas páginas do livro A incrível arte da natureza.


Veja na imagem abaixo, uma sugestão de como aproveitar o livro, lançado pela Editora Europa:



Quem foi Ernst Haeckel


Ernst Heinrich Philipp August Haeckel (1834 - 1919) foi um biólogo, naturalista, filósofo, médico, professor e artista alemão, famoso por suas representações extremamente detalhadas de formas de vida microscópicas como diatomáceas, radiolários e fósseis.


As ilustrações científicas de Ernst Haeckel exploram a beleza das formas de diversos grupos de seres vivos.



Haeckel também popularizou o trabalho de Charles Darwin, descreveu e nomeou novas espécies e mapeou uma árvore genealógica onde sugeriu a relação entre todas as formas de vida.


Os trabalhos de ilustração de Haeckel totalizaram mais de 1.000 gravuras, das quais 100 foram reunidas em seu livro Kunstformen der Natur (em Português: Formas de Arte da Natureza), que foi publicado na íntegra pela revista Nature, em 1904.

Na foto ao lado, Ernst Haeckel, em 1914.


As ilustrações de Haeckel traziam inspiração do movimento romântico alemão e influenciaram muitas gerações de artistas e cientistas por sua estética extremamente agradável ao unir diversos grupos de seres vivos, explorando ao máximo suas simetrias.


Lecionou Anatomia comparada na Faculdade de Medicina da Universidade de Jena, onde também foi promovido ao cargo de professor e diretor do Instituto de Zoologia, que ocupou até 1909.


Entre outras contribuições de Ernst Haeckel, estão diversos termos até hoje utilizados pela Biologia, como filogenia, gastrulação, monera e protista, além da definição de funções do núcleo e citoplasma das células.


Haeckel entrou para a história por promover a união da Ciência com a Arte.



Por: Patrícia Dijigow

380 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page