top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

A incrível viagem das plantas

Atualizado: 25 de out. de 2023



O livro A incrível viagem das plantas, de Stefano Mancuso, aborda um tema pouco compreendido e quase nunca associado às plantas: o movimento.



Stefano Mancuso é botânico e fundador da neurobiologia vegetal, um dos cientistas que mais recomendamos para as turmas de estudantes aqui na Escola de Botânica - e para todas as pessoas que são apaixonadas por plantas.


Através de diferentes estratégias para garantir a sobrevivência de suas espécies, as plantas migram pelo mundo, conquistam novos espaços, lançam suas sementes ao vento, são espalhadas por insetos, pássaros e outros animais, pela água, são transportadas por ação de correntes e também pelo ser humano, seja por ganância ou por acidente.


Ao narrar seus estudos de forma cativante, Mancuso explica como certas plantas são transportadas por animais, como resistem a intempéries do tempo, como utilizam os mais eficientes modos de dispersão de suas sementes, em diferentes estratégias para rolar por encostas, voar com o vento ou flutuar por rios e mares ou serem lançadas através de sofisticados mecanismos de propulsão.


Uma leitura que vai trazer muitas reflexões sobre a inteligência vegetal e sua interação com as outras formas de vida do planeta. Neste livro você vai conhecer histórias fascinantes de plantas em seu incansável impulso de propagar vida na Terra.



Entre as espécies abordadas na publicação, estão as história do salgueiro (Salix babylonica), abacateiro (Persea americana) e tamareira (Phoenix dactylifera).


Stefano Mancuso foi ganhador do prêmio Galileo de escrita literária de divulgação científica de 2018 com o best-seller A revolução das plantas e também é autor de A planta do mundo, todos lançados no Brasil pela Ubu Editora.



Por: Patrícia Dijigow

423 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page