O livro A planta do mundo traz diversas histórias de espécies vegetais que tiveram participação em momentos históricos, despertando para a importância das plantas para o planeta e para as sociedades.
Entre os temas abordados pelo autor - o botânico e especialista em neurologia vegetal Stefano Mancuso - estão as árvores da liberdade plantadas na Revolução Francesa, das cidades sem plantas, dos troncos de árvore especiais para fazer violinos Stradivarius, de sementes que orbitaram a Lua e até mesmo do caso em que um perito botânico ofereceu provas para desvendar um crime.
As plantas estão em toda parte para quem está aberto a percebê-las. Mancuso é um grande educador dessa sensibilidade para novos leitores.
“Assim como ocorre na floresta, onde cada árvore está ligada a todas as outras por uma rede subterrânea de raízes que as une formando um superorganismo, as plantas constituem a nervura, o fundamento, o mapa (ou planta) com base no qual se constrói o mundo em que vivemos. Não ver essa planta, ou pior, ignorá-la, acreditando que estamos acima da natureza, é um dos perigos mais graves para a sobrevivência da nossa espécie.”
Stefano Mancuso foi ganhador do prêmio Galileo de escrita literária de divulgação científica de 2018 como best seller Revolução das plantas e também é autor de A incrível viagem das plantas, todos lançados no Brasil pela Ubu Editora.
Comments