Árvores lunares: as sementes que orbitaram a Lua


O voo espacial Apollo 14 levou centenas de sementes para orbitarem a Lua. Ao retornarem para a Terra com os astronautas da missão, muitas dessas sementes começaram a germinar e foram plantadas em diversas localidades - e por este motivo ficaram conhecidas como árvores lunares ou árvores-da-lua.


Emblema do programa das árvores lunares. Imagem: NASA.

Esclarecemos que não houve germinação ou plantio na superfície lunar. As sementes orbitaram o satélite natural da Terra durante o voo tripulado, como parte de um experimento científico realizado em conjunto entre o Serviço Florestal dos Estados Unidos e a NASA, para estudar a ação da microgravidade sobre as plantas e foram germinadas e plantadas em solo terrestre.


O plátano localizado no Centro de Voos Espaciais Goddard (EUA). Foto de Jay Friedlander para a NASA.

A Apollo 14 foi uma missão espacial tripulada norte-americana, responsável pelo terceiro pouso na Lua, em 05 de fevereiro de 1971. A tripulação foi formada pelos astronautas Alan Shepard, Stuart Roosa e Edgar Mitchell. Shepard e Mitchell pousaram o módulo lunar Antares e exploraram a superfície lunar, coletando rochas e realizando experimentos científicos. Roosa (1933 - 1994) foi o astronauta que permaneceu em órbita lunar, a bordo do módulo de comando, e que havia levado as 500 sementes que orbitaram 34 vezes a Lua.