top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Alporquia: uma técnica de propagação de plantas



Existem diferentes métodos de propagação de plantas, explica Gabriel Kehdi - professor do curso Agro para paisagistas. Um dos métodos para multiplicar as plantas é a alporquia.


Alporquia é o nome do método em que enrolamos uma porção de terra, substrato ou musgo (mais comum) ao redor do tronco, ramo lenhoso ou ramo semi-lenhoso de uma planta e embrulhamos com plástico ou papel alumínio.


Essa é uma técnica que leva algum tempo para ficar pronta, podendo levar alguns meses. Durante esse tempo espiamos dentro da embalagem da alporquia para ver se existem raízes colonizando o material que usamos para enrolar o tronco. Quando a embalagem estiver com bastantes raízes, é a hora de cortar o ramo imediatamente abaixo do ponto de enraizamento.


A alporquia é um método que exige um pouco de prática. É normal fazer um pouco de bagunça nas primeiras tentativas, mas dá para pegar o jeito rapidinho. Esse método de propagação não é o mais eficiente, já que leva bastante tempo e depende de ramos “ideais” para o trabalho.


De todo modo, essa prática é mais segura que a estaquia, por exemplo. Isso acontece porque o ramo que irá se tornar uma nova muda só será desligado da planta-mãe quando estiver enraizado.


A alporquia dá certo com diferentes tipos de plantas, como arbustos e até árvores (importante dizer que nem toda espécie tem potencial para propagação por alporquia)!



#alporquia #jardinagem #cultivo #propagação #mudas #GabrielKehdi

2.078 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page