A história do arroz

Atualizado: 24 de ago. de 2021



O arroz é um dos alimentos mais consumidos no mundo e seu gênero científico é Oryza, que abrange 19 espécies. A espécie de arroz que foi domesticada é a Oryza sativa. Originário da Ásia, o arroz faz parte da família botânica Poaceae, a mesma do milho, trigo, cana-de-açúcar, bambu e das gramas. É o cereal continuamente cultivado mais antigo do mundo, sendo plantado em mais de 100 países. O continente asiático é o principal produtor mundial.


O arroz é uma planta herbácea, de pequeno porte que atinge, no máximo 1,5 metros de altura. Sua cultura se divide em quatro categorias principais:


- arroz de terras altas cultivado em encostas de morros

- arroz pluvial cultivado em águas rasas

- arroz irrigado plantado no arrozal

- arroz de águas profundas plantado em lugares que costumam alagar



Há mais de 12 milhões de quilômetros quadrados de terras dedicadas à cultura do arroz, sendo responsável por alimentar três bilhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que até 2050, 1,5 bilhão de pessoas a mais passarão a depender do arroz.


O arroz é um dos alimentos com melhor balanceamento nutricional, fornecendo 20% da energia e 15% da proteína necessária ao homem, e sendo uma cultura extremamente versátil, que se adapta a diferentes condições