top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

A Botânica de Leonardo da Vinci



Você sabia que, entre inúmeras áreas de estudo, Leonardo da Vinci também era botânico?


Leonardo di Ser Piero da Vinci foi uma das figuras mais importantes do Renascimento, que realizou estudos em diversas áreas das ciências e das artes, destacando-se como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.


O italiano, nascido em 15 de abril de 1452, não só esboçou e desenhou plantas com extrema precisão, como também realizou estudos sobre os processos de desenvolvimento e metabolismo vegetal.


Da Vinci era fascinado pela natureza, que considerava sua grande fonte de conhecimento. A partir da minuciosa observação e admiração das diversas formas e padrões que realizava seus estudos e trabalhos artísticos, harmoniosamente combinava arte e Ciência em sua busca pessoal para compreender os fenômenos naturais.


Figura geométrica e desenho botânico (circa 1490)

Ele foi o primeiro a associar a idade das árvores com os anéis do corte transversal do tronco, observando ainda a diferença das larguras de cada anel como um indicativo de estações mais úmidas ou mais secas. Da Vinci também relatou sobre a posição e distribuição das folhas para a melhor captação de luz solar.


Muitos séculos depois, seus estudos botânicos foram reconhecidos como precursores de duas áreas de extrema importância para a Botânica: a morfologia e a fisiologia vegetal.


Desenhos representativos de Mirtilo (esquerda) e de planta da família Cyperaceae (direita)



Se os desenhos botânicos de Leonardo Da Vinci despertaram sua curiosidade, para se aprofundar no tema, indicamos o livro “A Botânica de Leonardo da Vinci: um Ensaio Sobre a Ciência das Qualidades” de Fritjof Capra (editora Cultrix, 2011).


Nesta publicação, Fritjof Capra usa a botânica de Leonardo para ilustrar as características básicas do seu pensamento científico e da sua síntese original de arte e ciência. A imagem que se revela neste estudo, é a de um Leonardo da Vinci como pensador sistêmico e ecologista: um cientista e um artista com profundo respeito por todas as formas de vida, cujo legado é extremamente importante para os dias atuais.


2.205 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page