Brotando a cenoura

Atualizado: Jun 17

Como fazer o aproveitamento integral dos alimentos e gerar mudas e cultivar cenouras em casa.


Muitas vezes podemos fazer o aproveitamento integral dos alimentos vegetais que são comumente descartados para dispormos de uma fonte complementar de alimentos.


Diversos vegetais voltam a crescer a partir de um conjunto de células muito especiais denominado meristema. O meristema se origina a partir das primeiras células embrionárias da planta e pode se multiplicar indefinidamente, sendo responsável pelo crescimento da planta.


Para que o crescimento aconteça é necessário que este conjunto de células esteja presente, como neste exemplo da foto, com o topo da cenoura. Ao deixar sua base em um pires ou vasilha com água, novas folhas vão surgir - e elas também são comestíveis e podem completar saladas.


Lembre-se de trocar a água para evitar a formação de limo, evitar o crescimento de bactérias ou fungos e principalmente larvas de mosquitos.


É fundamental colocar as plantas em ambiente bem iluminado para que cresçam de forma saudável. ️Ao plantar na terra ou em vaso, também será possível o crescimento da parte subterrânea da cenoura também, o que levará um tempo maior.


Podemos rebrotar cebola, alho, capim-limão, acelga, alho-poró, salsão, aipo, nabo, alface, beterraba e cebolinha, entre alguns exemplos mais comuns.


Pesquisar sobre essas práticas permite um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, reduzindo desperdícios e gerando alimentos saudáveis.


E se você ainda tem dúvida: sim, a parte laranja da cenoura vai degradar e das novas raízes nascerá uma nova cenourinha :)


Faça as experiências e compartilhe conosco.


Por: Patrícia Dijigov


#escoladebotânica #rebrotar #alimentosvegetais #cenoura #horta #vegetais #plantas

0 visualização
Escola_de_Botanica_logo_branco.png

E-mail de contato

contato@escoladebotanica.com.br

Redes sociais

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Atendimento

A Escola de Botânica está fechada durante a quarentena. Estamos trabalhando em casa e para falar conosco entre em contato através do

e-mail flores@escoladebotanica.com.br

Atendimento por e-mail de segunda a sexta.

Endereço

Rua Fortunato, 125, Santa Cecília

CEP: 01224-030 • São Paulo • SP

A Escola de Botânica está temporariamente fechada devido a pandemia. Estamos trabalhando em casa. Entre em contato conosco através do e-mail ou pelas redes sociais. Atendimento de segunda a sexta.

Copyright© 2020 por Escola de Botânica • CNPJ: 26.797.455/0001-73