top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

A floração da cerejeira


Cerejeira em floração no Parque do Carmo em São Paulo.

As cerejeiras são árvores frutíferas de clima temperado e originárias principalmente da Ásia. No Brasil, as cerejeiras são espécies introduzidas, e o auge da floração acontece durante o inverno, principalmente entre os meses de julho e início de agosto.



As cerejeiras são árvores decíduas de diversas espécies e cultivares do gênero Prunus e subgênero Cerasus, pertencentes à família Rosaceae. As folhas são ovaladas com margem serrilhadas e antes de caírem, apresentam mudanças gradativas de cor, passando do verde ao amarelado, marrom ou vermelho.


As espécies Prunus campanulata (cerejeira-de-Taiwan) e Prunus serrulata (cerejeira-do-Japão ou cerejeira ornamental) são muito conhecidas e cultivadas pelo mundo, porém existem mais de 200 cultivares diferentes.


A floração da cerejeira-do-Japão recebe o nome de Sakura, festejada em sua terra natal ao marcar a chegada da primavera. A flor da cerejeira é um símbolo muito importante para a cultura nipônica, fonte de inspiração para poemas e trabalhos artísticos. O ato de contemplar as flores é chamado Hanami, um costume que mobiliza milhares de pessoas para parques, onde são realizados piqueniques e longos encontros entre familiares e amigos.


Acima, gravura de bloco de madeira do Monte Fuji e cerejeira das 36 Vistas do Monte Fuji por Utagawa Hiroshige (1797–1858).


Detalhe das flores da cerejeira do Parque do Carmo em São Paulo.

As flores são abundantes, agrupadas em inflorescências, e podem ser simples ou dobradas, de cor rosa claro, branca ou em diversas tonalidades de rosa, dependendo da espécie ou cultivar - nem todas frutificam.


O cultivo da cerejeira deve ser realizado preferencialmente a sol pleno, em solo fértil e rico em matéria orgânica, com regas regulares.


Em regiões onde as estações são bem marcadas, a cerejeira floresce com mais intensidade, por isso seu cultivo é mais recomendado em regiões de clima temperado ou, em áreas de alta altitude das regiões tropicais e equatoriais.


A multiplicação é realizada por estaquia ou por sementes.

Início da floração das cerejeiras do Parque Ibirapuera em São Paulo.

Texto e fotos das cerejeiras por: Patrícia Dijigow


4.135 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page