top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Clorofito: uma planta fácil de multiplicar




O clorofito ou planta-aranha (Chlorophytum comosum) é uma planta herbácea nativa da África do Sul e muito popular em jardins e canteiros como forração no Brasil, sendo cultivado a sol pleno ou meia-sombra. Pertence à família Asparagaceae.


Popularmente também é conhecido por gravatinha ou paulistinha e atualmente se encontra naturalizada em diversas regiões dos trópicos e subtrópicos.


De pequeno porte, possui folhas alongadas, listradas e dispostas em roseta, que medem até 45 cm de comprimento e 2,5 de largura. A planta atinge cerca de 60 centímetros. Existe uma grande variedade de cultivares de clorofitos, assim como outras espécies do gênero Chlorophytum, com listras longitudinais brancas ou amareladas, em diferentes padrões. 




As flores são brancas e pequenas. De rápido crescimento, desenvolve hastes longas e finas que crescem a partir do centro da planta e geram novas mudas, o que torna seu cultivo bem comum em casas e apartamentos, principalmente em vasos pendentes.


Multiplica-se por divisão das touceiras ou pela separação das mudas formadas nas inflorescências.


As inflorescências terminadas em novas plantas nas extremidades dos ramos do clorofito são popularmente chamadas de estolhos ou estolões, embora o termo seja corretamente usado para caules que não dão flores e têm raízes nos nós.



851 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page