O Dia de Proteção às Florestas é celebrado em 17 de Julho, enaltecendo a lenda do Curupira, o protetor das matas segundo o folclore brasileiro.
Cerca de 58% do território brasileiro é coberto por florestas. O relatório de avaliação global dos recursos florestais de 2020, da FAO-ONU, aponta que 12% das florestas do mundo estão no Brasil, totalizando 497 milhões de hectares. A maioria dos brasileiros vive em áreas que são ou eram florestas.
A data de hoje ainda é desconhecida da maior parte da população mas ela tem um papel: alertar, informar, lembrar, educar, conscientizar cidadãos sobre a fundamental importância das florestas, em especial, as brasileiras.
Somente em 2019, de acordo com o relatório anual do desmatamento no Brasil do Map Bioma Brasil, cerca de 1,2 milhão de hectares foram desmatados em todos os biomas. Mais de 60% do desmatamento foi na Amazônia (770 mil hectares), seguido pelo Cerrado (408,6 mil), Pantanal (16,5 mil), Caatinga (12,1 mil) e Mata Atlântica (10,6 mil) e Pampa (642 ha). As florestas são de extrema importância para a manutenção da biodiversidade e qualidade de vida: elas abrigam inúmeras espécies de animais, plantas, fungos e outros organismos, são indispensáveis para o ciclo da água (contribuindo para a formação de chuvas e estabilização do clima de determinadas regiões) e também são fundamentais para o ciclo dos nutrientes no solo. Fonte de diversos recursos naturais, as florestas exercem um papel diretamente relacionado com a sobrevivência de polinizadores, essenciais a para reprodução de espécies vegetais e para a obtenção de alimentos. Valorizar e cuidar das florestas é defender a natureza, o meio ambiente, a vida e o equilíbrio em nosso planeta. #escoladebotânica #diadeproteçãoàsflorestas #florestas #ecologia #preservação #botânica #meioambiente
Kommentare