top of page

Blog

Mais de 300 matérias para você descobrir a Botânica

Veja nossa seleção especial de livros sobre plantas e natureza

Coleção de livros: Espécies Arbóreas Brasileiras



Disponibilizada gratuitamente pela Embrapa Florestas, a coleção Espécies Arbóreas Brasileiras abrange cinco livros resultantes de 35 anos de trabalho do autor Paulo Ernani Ramalho Carvalho, pesquisador aposentado da Embrapa, responsável pela redação e edição dos volumes e formado há 50 anos em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná.


A coleção totaliza 340 espécies arbóreas nativas do Brasil, trazendo informações detalhadas sobre a Taxonomia, descrição, reprodução, ocorrência, aspectos ecológicos, clima, solos, sementes, produção de mudas, características silviculturais, melhoramento e conservação genética, crescimento e produção, características da madeira, principais produtos e usos, pragas e doenças e espécies afins. Cada edição é complementada com mapas, tabelas e amplo material fotográfico.


Ao trazer uma linguagem simples, a coleção de livros contribui com a popularização do conhecimento científico e técnico e valoriza os recursos florestais nativos, auxiliando em planejamentos de usos e na conservação das espécies vegetais, diante dos novos desafios de restauração florestal e compromissos assumidos com as novas metas climáticas.


Permitir que as informações sobre espécies nativas sejam cada vez mais acessíveis é um grande passo para a conscientização sobre a riqueza de biodiversidade presente no território brasileiro.


Entre as espécies abordadas pela coleção estão angicos, ipês, bracatingas, jacarandás, perobas, castanheiras, caneleiras, jequitibás, mulungus e muitas espécies aromáticas ou populares na medicina tradicional.


Cada livro da coleção pode ser baixado gratuitamente no link abaixo:


Coleção Espécies Arbóreas Brasileiras:




774 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page